Com grandes composições, 17º Festival de MPB de Pereira Barreto foi encerrado no último sábado

Cantora Bruna Moraes de São Paulo foi a grande vencedora do festival.

A Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka” foi o palco de mais uma grande edição do Festival de MPB de Pereira Barreto, o 17º, que levou um bom público ao local, que mesmo com a frente fria que chegou ao município, não se intimidou e compareceu para assistir a grandes músicas e apresentações dos músicos participantes do festival. Todo o festival foi transmitido online através da parceria entre o setor de Informática e da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal.

A abertura do 17º Festival de MPB foi realizada na quinta-feira (17), com a Orquestra Popular Caipira e o Grupo de Catira Pés no Chão, se apresentando para o público, mostrando que o festival seria uma mistura de ritmos e composições, promovendo um intercâmbio cultural para o público presente. Em seguida, tiveram início as apresentações dos músicos selecionados. Ao todo, foram onze musicais apresentadas aos cinco jurados do festival na primeira noite de classificação.

No segundo dia, sexta-feira (18), a Orquestra de Sopros e Percussão da FACMOL apresentou o espetáculo Rock In Concert, entoando os maiores clássicos da história do rock. Na sequência, catorze músicos se apresentaram, buscando as vagas na grande final. Com músicas que empolgaram o público e com representações no palco, os jurados então definiram os treze classificados para a grande final. Em seguida, o músico Flávio Thempo realizou o encerramento da segunda noite de festival, e já chamando o apresentador Clóvis Guerra, ícone de festivais pelo Brasil, para fazer o anúncio dos classificados para a finalíssima.

As músicas classificadas para o sábado foram: Andaluz, Eu Vim de Longe, A Malala Lia, A Casa dos Mil Cordões Azuis, Mas a Clarice Não Fuma, Paladino, Zâmbi, Ismólatra, Adubo da Vida, Malungos, Já Tá Passando, Vejo e Tá.

A grande final, no sábado, reuniu um grande público à Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka”. Os músicos se apresentaram e arrancaram aplausos e elogios dos presentes, bem como dos internautas. Os jurados mais uma vez tinham a difícil missão de escolher os vencedores do 17º Festival de MPB. Findada as apresentações, o grupo de samba-rock Sambô cantou grandes sucessos da música em ritmo de samba e colocou o público para dançar, esquentando a noite.

Após o show do grupo Sambô, o tão aguardado resultado revelou os campeões do Festival de MPB. O cantor Tiago Máci, de São Luís no Maranhão, venceu na categoria Aclamação Popular, com mais de 160 votos dos internautas, que votaram através do aplicativo oficial do festival, o appMPB. Já na categoria Melhor Música Local, o prêmio Maestro Aristeu Custódio Moreira foi para a música Zâmbi, interpretada pela cantora Vanilda Souza, faturou o prêmio de R$ 1,5 mil.

Em um grande momento do Festival de MPB, foi realizado o anúncio do Melhor Intérprete Local, o prêmio Aline Cavalli, que emocionou a todos pela homenagem prestada a moradora de Pereira Barreto. O músico Antônio Marcos de Freitas venceu com a música Vejo.

Já no terceiro lugar, a dupla Carlos Gomes e Jéssica Stephens, de Manaus, Amazonas, venceu com a música Malungos e levou para casa o prêmio de R$ 2 mil. O vice-campeão foi o cantor Klüber, de Curitba, Paraná, com a música Ismólatra, que ganhou R$ 4 mil. E a grande campeã do 17º Festival de MPB de Pereira Barreto foi a paulistana Bruna Moraes, que venceu com a música Tá e faturou o prêmio de R$ 6 mil.

Dessa forma, foi encerrado a 17º Edição do Festival de MPB de Pereira Barreto, já gerando grande expectativa para o ano que vem.