Tema deste ano da Conferência foi “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” e contou com um bom público.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto e Conselho Municipal de Assistência Social realizaram na última sexta-feira (7), a Conferência Municipal de Assistência Social 2017. O evento foi realizado na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” e contou com a participação de cerca de 60 pessoas, um bom público para fomentar melhor a discussão em respeito das políticas públicas voltadas para a Assistência Social.
A Conferência Municipal teve como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, e foi organizada em 4 eixos:
EIXO 01: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
EIXO 02: Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
EIXO 03: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
EIXO 04: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
A Conferência foi aberta com apresentações da Fanfarra Arco-íris da APAE e dos alunos do projeto musical do Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes. Ambos os projetos são conduzido pela AERFAC de Pereira Barreto.
A mesa de honra da conferência foi composta pela Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Thaís Monção Neves Suzuki, que na ocasião representou o Prefeito Joãozinho que não pôde estar presente devido a compromisso em outros municípios, pela Secretária Municipal de Assistência Social, Angélica Dias e pela Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Juliana Akemi Torres Asano Catão.
Após as apresentações e as falas dos integrantes da mesa, uma palestra foi ministrada pela Assistente Social de Londrina (PR), Adriana Aparecida dos Santos, com o tema “A Politica Pública de Assistência Social como direito: fortalecer o SUAS em tempos de crise”.
Encerrada a palestra, os presentes foram divididos em quatro turmas para fazerem a discussão e elencarem propostas de cada eixo correspondente. Após o momento, as propostas foram lidas e aprovadas, e em seguida foi realizada a eleição dos delegados que irão representar Pereira Barreto na Conferência Estadual de Assistência Social.
As conferências de Assistência Social são realizadas a cada dois anos, e através da Conferência Municipal é possível à definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS no Município além de elaborar também propostas para as Conferências Estadual e Federal.