Confira o balanço da fiscalização do fim de semana em Pereira Barreto

A população novamente colaborou com as denúncias de aglomerações

A equipe de fiscalização, através dos agentes da vigilância sanitária, agentes de vigilância em saúde e fiscais de postura da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, deu sequência quanto aos trabalhos de fiscalização contra aglomerações dentro da área urbana, e também na área rural do município, onde se localizam vários ranchos.

A fiscalização tem contado com o apoio das polícias militar, rodoviária, equipe com profissionais de segurança contratados pela administração municipal, além de um profissional que acompanha as equipes operando um drone para flagrar situações irregulares através de imagens aéreas.

Na área urbana, os comércios foram fiscalizados, sua maioria estava totalmente fechado ou atendendo conforme as regras publicadas no Decreto feito pela Prefeitura Municipal. Houve denúncia de 02 bares que estariam atendendo internamente com portas fechadas, mas nada foi constatado nesses locais.

Em monitoramento pela cidade, foi constatado pela equipe um comércio de serviço ambulante de alimentação funcionando de forma irregular e sem possuir licença de funcionamento. O responsável foi notificado e encerrou a atividade no momento da fiscalização.

Nos ranchos, foram vistoriados o Assentamento Nossa Senhora de Fátima e todas propriedades circunvizinhas, onde o drone sobrevoou uma grande região tendo como partida diversos pontos. É importante destacar que nada foi registrado e também não houve denúncias de aglomeração em residência da área rural.

O sábado 17/04, foi muito tranquilo, diferente das datas que as ações tiveram início, a equipe avalia que a população está consciente dos riscos, porém durante a fiscalização, ocorreu algumas pancadas de chuva que também colaborou com os resultados, pois as pessoas não estavam circulando dentro do município.

Já no domingo 18/04, a fiscalização iniciou as atividades com atendimento de uma denúncia de ocorrência de um torneio nos Recinto da FIAP e realização de treinos de futebol na Quadra da AABB, mas foi constatado que essas denúncias não procediam. O comércio transcorreu com suas atividades dentro das normalidades, todos atendendo de acordo com decreto municipal.

A equipe realizou rondas nas quadras e campos na cidade e orientou para uso de máscara de forma correta em alguns transeuntes. Na praça da Melhor Idade foi avistado uma pequena aglomeração, mas com a chegada da fiscalização, todos se dispersaram.

No Tablado não houve registro de pessoas aglomeradas. Já no Porto Municipal, também havia algumas pessoas, que saíram rapidamente com a chegada dos fiscais.

Ainda no domingo, a equipe vistoriou todos os ranchos do Loteamento Travessa Grande, São José, Reserva do Lago, Matinha e Frigorífico. O drone por diversas vezes sobrevoou estas regiões, mas não foi avistado nenhum tipo de aglomeração. A fiscalização continuou a ser realizada no comércio, mas todos estavam seguindo as normas vigentes.

A equipe de fiscalização também monitorou igrejas para verificar se estavam atendendo as regras de transição que estavam valendo no domingo. Foi constatado que a maioria seguia ao preconizado conforme Plano do Governo do Estado de São Paulo, as que não estavam de acordo, de imediato adotou as medidas após a orientação da fiscalização. No final do turno, os fiscais atenderam uma denúncia de aglomeração em residência, da qual foi desfeita com a chegada da equipe de fiscalização.

A Secretaria de Saúde continua pedindo a toda população que continue atendendo as regras de enfrentamento ao combate da Covid-19, pois o risco de contaminação continua alto. O município ainda está em uma fase crítica que necessita da colaboração de todos para que os casos de contaminação diminuam.