Conselho Municipal de Saúde se reunirá para discutir eleições dos conselhos locais de saúde

Reunião acontecerá no dia 28 deste mês na Sala de Reuniões do Centro de Saúde.

Os membros do Conselho Municipal de Saúde da Estância Turística de Pereira Barreto se reunirão no próximo dia 28 de Março, às 8h30min, na UBS III “Dr. Dermival Franceschi” – Centro de Saúde, localizado na rua Dermival Franceschi, nº 1826.

Dentre a ordem e as deliberações, está a eleição dos conselhos locais de saúde. Após a aprovação do Projeto de Lei nº 7 de 2018, na última segunda-feira (19), pela Câmara dos Vereadores de Pereira Barreto, ficou estipulado a nova configuração do Conselho Municipal de Saúde e também dos conselhos locais.

Um Conselho Local de Saúde é um órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo, integrante à unidade de saúde que tem poder de decisão, participação e colaboração efetiva nos programas e ações que são desenvolvidas em cada unidade de saúde. Após as eleições dos representantes em cada Unidade de Saúde (UBS), o gestor de cada UBS ou Centro de Especialidades, convoca a primeira reunião da nova composição do Conselho Local de Saúde, onde nesta, deve ser escolhido o Coordenador e o Secretário.

O Conselho Local de Saúde é um espaço que permite um diálogo entre as partes, possibilitando o reconhecimento da realidade vivida pelos trabalhadores em saúde, administradores, usuários e a sua relação com o Sistema Único de Saúde (SUS) e Rede Municipal. O conselho ainda proporciona a denominação no interior da UBS, onde os conflitos aparecem e devem ser trabalhados na busca de um objetivo comum, que no caso é a melhoria da Saúde Coletiva. Ser representante no Conselho Local não significa ser ou substituir a direção e nem ter privilégios.

Os membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) irão debater o regimento interno das eleições dos conselhos locais, bem como datas e prazos para realizar os pleitos. Dessa forma, com a nova composição dos conselhos locais de saúde, será possível realizar a escolha dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde.