CMDCA deu início à capacitação para representantes da Rede de atendimento Municipal e Órgãos de Defesa e Garantia de Direitos

Capacitação tem por objetivo envolver toda a rede de políticas públicas na construção do Protocolo de atendimento à crianças e adolescentes com direitos violados.

O CMDCA – Conselho municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto deu início, na última semana, à uma capacitação para a Rede de Atendimento Municipal e Órgãos de Defesa e Garantia de Direitos com o objetivo de envolver toda a rede de políticas públicas na construção do Protocolo de atendimento à crianças e adolescentes com direitos violados, para o estabelecimento de fluxos e atribuições de cada área.

Estavam presentes representantes das Unidades e Serviços das Áreas da Educação Municipal e Estadual, Saúde Municipal e Santa Casa, Assistência Social e rede socioassistencial privada, além dos órgãos de Defesa de Direitos como Conselho Tutelar e Técnica do Poder judiciário.

O trabalho está sendo desenvolvido visando a qualificação do atendimento e a garantia dos Direitos a Criança e adolescente que vivenciam alguma violação de direito, como violência física, psicológica, abuso ou exploração sexual, negligência e abandono pela família ou responsável.

Para isto, os órgãos participantes estão discutindo e aperfeiçoando os fluxos visando o melhor encaminhamento das situações e a efetivação da proteção à criança e aos adolescentes. A capacitação está sendo ministrada no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.

É importante destacar que o trabalho em rede depende de um esforço conjunto de pessoas de áreas diferentes, que pensam a partir de variados pontos de vista, para constituir acordos coletivos. A articulação da rede permite a circulação de ideias, opiniões e propostas, facilitando alcançar o objetivo e possibilitando uma atuação efetiva sobre a realidade, ampliando o desempenho de cada política pública.