CRAS realizou ação comunitária em Pereira Barreto

Palestras foram realizadas neste mês de Maio.

A Equipe do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da Estância Turística de Pereira Barreto realizou neste mês de Maio, uma ação comunitária nas escolas CEMEI “Milhen Carlos Farhat” e da EMEI “Marquês de Rabicó”. As palestras tiveram como tema “Vínculos Afetivos Familiares e Fator de Proteção”. A palestra foi direcionada às famílias das crianças que estudam nas unidades escolares.

Essa ação no território teve por objetivo sensibilizar, esclarecer aos pais e familiares que exercem o papel de cuidadores sobre a importância de se investir na qualidade da convivência com os filhos, de modo que isso venha resultar em crianças que se sintam mais amadas, respeitadas e principalmente mais protegidas. As palestras foram ministradas pela psicóloga do CRAS, Ana Paula e teve apoio da coordenadora Elisangela, que realizou abertura da palestra com uma breve explanação sobre o CRAS.

O sucesso do desenvolvimento saudável de uma criança em diferentes áreas, tais como escolar e emocional, está intimamente ligado a qualidade dos vínculos afetivos e familiares, e aos fatores de proteção construídos já na primeira infância.

Quando os pais cumprem seu papel protetivo e fortalece os vínculos com os filhos estão aumentando significativamente a possibilidade que essa criança venha desenvolver suas potencialidades, seja no âmbito cognitivo, este relacionado a capacidade de aprender, ou no âmbito psicológico, no que se refere ao autocontrole e equilíbrio emocional, e nas relações de convivência social.