Dia do Controle da Poluição Industrial é celebrado nesta quinta-feira

Data busca conscientizar os cidadãos para a preservação do planeta.

O dia 14 de agosto é o Dia do Controle da Poluição Industrial. Cabe aos cidadãos brasileiros, aproveitarem a data para discutirem formas de controlar esse problema, uma vez que as consequências afetam a vida de toda a população e até mesmo das futuras gerações.

Desde a Revolução Industrial, a poluição oriunda das indústrias aumentou descontroladamente e atinge todos os meios, água doce, atmosfera, oceanos e solo. Dessa forma, os seres vivos tornam-se infectados pelas substâncias presentes em seu habitat. Corremos o risco de ingerir alimentos e água contaminados, além de respirarmos um ar poluído.

As principais formas de poluição são os pesticidas lançados na terra, os gases tóxicos eliminados no ar e os resíduos industriais que são descartados nas águas, entre esses os mais prejudiciais são os metais pesados. Alguns metais como o ferro, o selênio e o zinco são essenciais à manutenção da saúde, porém quando esses têm suas concentrações aumentadas no ambiente, tornam-se tóxicos.

A contaminação de seres vivos pode prejudicar toda a cadeia alimentar de qual uma espécie é integrante, pois os animais e vegetais podem concentrar as substâncias em um grau mais elevado que no ambiente havendo, então, desequilíbrio.