Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta terça-feira

Data busca lembrar a importância da mulher na sociedade.

Nesta terça-feira (8 de março) é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A escolha desta data especial teve origem em ande greve realizada pelas operárias de uma fábrica em Nova Iorque, Estados Unidos, em 1857. As operárias ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Desde então, surgiu um grande debate sobre a importância e a dimensão da influência das mulheres na sociedade. No ano de 1975, a ONU (Organizações das Nações Unidas) decretou que o dia 8 de março estava oficializado como o Dia Internacional da Mulher. Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar.

Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Em Pereira Barreto, a Prefeitura Municipal promove ao longo do ano várias atividades que tem um olhar especial para as mulheres. Na área da Saúde, a Campanha Outubro Rosa é um grande exemplo disso. Realizada no mês homônimo da campanha, os profissionais da Equipe Municipal de Saúde, dedicam seu trabalho para as mulheres, através de diversas atividades que incluem além dos exames preventivos do câncer de mama, palestras, oficinas e atividades que visam a promoção da qualidade de vida e o trato com a saúde feminina.

Em novembro do ano passado, o CREAS (Centro Especializado de Assistência Social) promoveu a campanha “Una-se pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, para dar mais visibilidade às questões que envolvem a prevenção e a eliminação da violência contra mulheres e meninas.

A Administração Municipal também oferta cursos de qualificação profissional para as mulheres, tais como os de corte e costura, cabeleireiro, maquiador, pintura em tela, bordando, dentre outros.

A Prefeitura Municipal deseja um feliz dia à todas as mulheres pereira-barretenses.