Em Pereira Barreto, Prefeitura Municipal vem realizando ações visando a prevenção do diabetes

Campanha foi realizada com os usuários das UBS dos bairros Jardim Ipê e Lapinha.

A Secretaria de Saúde de Pereira Barreto realizou nesta segunda-feira (27) mais uma etapa da Campanha de Atividades de Orientações nas Unidades Básicas de Saúde sobre o diabetes. Durante a abordagem do assunto, foram realizadas orientações na prevenção do Diabetes Mellitus com os profissionais da Saúde Municipal, composta por nutricionistas e fisioterapeutas.

Pela manhã, a campanha foi realizada na UBS “Celestino de Carvalho”, no bairro Jardim Ipê. Já no período da tarde, a Equipe Municipal de Saúde abordou o assunto na UBS “Antônio Domiciano Barboza”, no bairro da Lapinha.

As orientações repassadas são relacionadas quanto ao hábito de uma alimentação saudável, para prevenção e uma melhor qualidade de vida aos diabéticos. Também estão sendo distribuídos panfletos informativos durante a campanha, além de uma mesa com apresentação de alimentos saudáveis e não saudáveis, como forma de prevenção do diabetes Mellitus, além de orientações de prevenção aos pré-diabéticos.

O diabetes é uma doença crônica, e suas complicações são uma das principais causas de morte no mundo. Alguns dos sintomas, quando aparecem, são: o aumento da sede, aumento da fome e excesso de urina. O diagnóstico do diabetes inicialmente é feito através dos sintomas descritos pelo paciente ao médico, depois pelo exame clinico e por fim são feitos exames laboratoriais para confirmação do diagnóstico. Quando já se possui histórico de diabetes na família, é preciso fazer alguns exames de forma rotineira como meio de prevenir o aparecimento do diabetes.