Em São Paulo, Prefeito Arnaldo Enomoto reuniu-se com dirigentes da Copersucar

Chefe do Executivo de Pereira Barreto vem buscando aumentar a arrecadação do município.

O Prefeito Arnaldo Enomoto juntamente com o Secretário Andrea Calabi e os representantes da COPERSUCAR, Tomás e Toyofumi TsudaO Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, esteve na cidade de São Paulo, para participar de uma reunião com os dirigentes da Copersucar, Toyofumi Tsuda e Tomás, na Secretaria Estadual da Fazenda. Esteve presente também na reunião, o Secretário Estadual da Fazenda, Andrea Sandro Calabi. O encontro abordou o repasse do ICMS da produção de açúcar e álcool das usinas sucroalcooleiras para os municípios.

O Prefeito Arnaldo Enomoto salientou que desde 2012, o valor agregado do ICMS sobre as vendas e exportações do açúcar e álcool vão para os municípios onde são comercializados, como Santos e Paranaguá, por exemplo, e não para os municípios que estão sediadas as usinas sucroalcooleiras.

“Existe uma incoerência nessa questão. A maior fatia do ICMS fica nos municípios onde estão acontecendo as vendas, onde incide o lucro, e não nos municípios onde estão sediadas as usinas, como é o caso de Pereira Barreto. Os dirigentes da Copersucar entenderam nosso questionamento e estão dispostos a mudar essa situação, aumentando nossa participação no repasse, e solicitamos ao Secretário da Fazenda que autorize esse repasse de Janeiro até Outubro de 2013 já neste ano” destacou o Prefeito Arnaldo Enomoto.

A Copersucar, que iniciou suas operações em 2008, é a maior comercializadora brasileira de açúcar e etanol integrada à produção, com participação de 22% do mercado brasileiro. É também uma das maiores do mundo no segmento. A Copersucar tem a exclusividade na comercialização dos volumes de açúcar e etanol produzidos por 48 Unidades Produtoras Sócias, localizadas nos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

O Prefeito Arnaldo Enomoto salientou a importância da reunião: “essa é mais uma das medidas que nossa Gestão vem adotando para aumentarmos nossa arrecadação. O cenário atual, da forma que se desenha, é muito preocupante para os municípios. Estamos trabalhando reverter esse quadro, procurando novas formas de renda, para continuarmos realizando os investimentos necessários para o progresso de Pereira Barreto. Nossa Administração vem trabalhando de maneira responsável em todos as áreas, sobretudo, na questão financeira, com gastos calculados e planejados metodicamente” enalteceu o Chefe do Executivo.