A organização curricular do projeto apresenta o planejamento de cada unidade didática e o detalhamento de cada aula.
A EMEB Profª Celda Mello Oliveira e EMEI Tia Nastácia receberam na semana passada as supervisoras do Mind Lab Brasil, Daiani Denadai e Regiani Cruz, de São José do Rio Preto para mais um encontro de formação. Os professores coordenadores pedagógicos que participaram foram: Rosane Santos e Eliane Esperança, bem como professores da Oficina de Enriquecimento Curricular Escolar denominado “Laboratório da Mente” (Mind Lab) Denise, Ana Maia e Joana.
O Projeto “Laboratório da Mente” propõe a organização de um espaço lúdico, por meio de jogos de tabuleiro, que proporciona o estabelecimento de conexões e paralelos entre o que é vivido e aprendido no jogo e as exigências do “mundo real”. É neste espaço lúdico que o professor é capacitado e orientado para desenvolver uma experiência inovadora de aprendizagem que desperta a atenção, interesse e motivação, tanto do professor quanto do aluno, estimulando e desenvolvendo habilidades para jogar melhor e, portanto, para viver melhor.
A organização curricular do projeto apresenta o planejamento de cada unidade didática e o detalhamento de cada aula. Assim, o professor tem acesso aos objetivos gerais e específicos de cada passo, de cada módulo, de cada aula e de cada jogo, tendo a oportunidade de sentir-se capacitado para aplicar essa experiência de aprendizagem, sempre auxiliado pelos profissionais da equipe pedagógica do projeto “Laboratório da Mente”, que valorizam um processo pedagógico comprometido com a criação de um ambiente propício de construção de conhecimento e com um professor mediador que contribui na preparação dos alunos para a realidade do mundo globalizado.
Para compreender este “cenário de aprendizagem” que está sendo proposto, é possível utilizar a metáfora de uma ponte que conecta dois mundos: o mundo dos jogos e o mundo real. Essa ponte é constituída por métodos e estratégias que estimulam e criam situações que provocam a necessidade de pensar sobre os processos de pensamento (raciocínio metacognitivo e reflexivo) que, desta forma, servem como ferramentas extraordinárias para o desenvolvimento das múltiplas faces da inteligência humana.
O currículo e os métodos de raciocínio do “Laboratório da Mente” formam a estrutura dessa ponte que conecta estes dois mundos: o mundo dos jogos e o mundo real. Os jogos utilizados nas aulas são selecionados a partir das habilidades que se pretende estimular e das competências que se pretende desenvolver. Nas aulas, os objetivos são expressos já a partir da nomeação dos módulos, tais como: “Unindo Forças”, “Analisando Informações”, “Tomada de Decisões”, “Planejando o Futuro”, “Gerenciamento de Recursos”, entre outros.
O Projeto “Laboratório da Mente” é capaz de ajudar a instituição de ensino e seus professores a preparar os seus alunos para a realidade desafiadora do mundo global: saber transformar conhecimento em soluções para problemas concretos da vida real.
Esse Projeto vem sendo muito bem recebido por parte da equipe escolar na busca da expectativa de uma efetiva aprendizagem exigida pela educação do futuro, que prevê mudanças de paradigmas para atender às necessidades do mundo contemporâneo, marcado por velozes transformações
Encontro de formação da Oficina de Enriquecimento Curricular Escolar denominado “Laboratório da Mente” (Mind Lab).