Encontro Paulista de Museus Itinerante acontecerá nos dias 15 e 16 de junho

Pereira Barreto terá participação no Painel Museus e Sustentabilidade Cultural

O Encontro Paulista de Museus Itinerante (EPMI) vai acontecer nos dias 15 e 16 de junho deste ano, de maneira virtual, através da plataforma do YouTube do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo), responsável pela organização do evento em parceria com a ACAM Portinari Organização Social de Cultura.

O evento é o maior do setor museal paulista, reunindo todos os anos profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados como um importante espaço para debates e troca de experiências.

O Encontro Paulista de Museus (EPM) ocorria todos os anos na capital e foi feito uma análise sobre as inscrições do evento entre 2011 e 2017. Foi observado que do total de inscritos, 65% eram da Região Metropolitana de São Paulo. Assim, para atingir um público de profissionais de forma mais abrangente, em termos geográficos, o EPMi foi criado.

Desde então, ficou definido que o EPMi será realizado nas macrorregiões em anos ímpares e nos anos pares, acontecerá o EPM, em São Paulo (Capital). A primeira edição do EPMi foi realizada em seis macrorregiões paulistas ao longo de 2019.

O museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto terá participação no Painel Museus e Sustentabilidade Cultural:

Horário da participação – (15h15 às 16h30 – Painel 4 – Museus e Sustentabilidade Cultural, com Gabriela Gonzaga – Tour virtual do Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto e Gilberto Gonçalves e Luiz Gustavo Simonato – Parceria entre o Museu Municipal de Colina e docentes da Rede Municipal de ensino. Mediação de Otávio Balaguer, da equipe ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP).

Em outubro do ano passado, Gabriela Gonzaga da Costa Magalhães, de Pereira Barreto, foi eleita como representante Regional, da área Noroeste Paulista, com o objetivo de debater sobre os objetivos estratégicos para o setor museológico paulista e na mobilização e articulação das diferentes regiões do Estado.

“Os representantes regionais exercem um trabalho muito importante para o setor, pois informam o GTC/SISEM-SP sobre as demandas de suas regiões ao mesmo tempo em que as articulam com as nossas resoluções e iniciativas. Por isso, são fundamentais para o arranjo organizacional do Sistema e para que consigamos chegar, de fato e de modo efetivo, a todo Estado”, afirma Davidson Kaseker, diretor do Grupo de Coordenação Técnica do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).

Ter essa representação é muito importante para Pereira Barreto, uma vez que estreita ainda mais os laços com o Estado em relação aos Museus Paulistas.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]