Encontro Regional de Incentivo a Amamentação foi realizado em Pereira Barreto

Encontro faz parte da Campanha Agosto Dourado, que visa incentivar o aleitamento materno.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (14), o Encontro Regional de Incentivo a Amamentação. O evento foi realizado na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”. O encontro teve como objetivo promover o compartilhamento de práticas entre profissionais no aperfeiçoamento das orientações inerentes à amamentação voltadas a mãe e o bebê, bem como os indiscutíveis benefícios do Aleitamento Materno e os reflexos positivos dentro do serviço de saúde.

O evento, organizado por meio do Serviço de Educação Permanente e Gestão Participativa de Pereira Barreto contou com participação de cerca de 70 profissionais das Secretarias Municipais de Saúde de Mirandópolis, Gabriel Monteiro, Itapura, Guararapes, Murutinga do Sul, Valparaíso, Birigui, Suzanápolis, Castilho, Sud Mennucci e Pereira Barreto.

Para o encontro regional, foram ministradas duas palestras com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Pereira Barreto. A assistente social do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Giselle Maria dos Santos, abordou os direitos sociais da gestante e do bebê. Já a pediatra do NASF, Dra. Lúcia Emy Saulo Van Onselen, comentou sobre a a importância da amamentação, além de apresentar técnicas de amamentação e explanar sobre o protocolo municipal do leite.

O Encontro Regional de Incentivo a Amamentação faz parte da Campanha Agosto Dourado, que visa incentivar o aleitamento materno. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.  Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional.