EQUIPE DE SAÚDE ALERTA SOBRE CUIDADO COM ESCORPIÕES

Para afastar os escorpiões das residências, a principal orientação é condutas de manejo ambiental periódico.

As equipes de Vigilância em Saúde (Controle de Vetores), Agentes Comunitários de Saúde e Equipe de Vigilância Sanitária fazem recomendações para a população sobre os cuidados com escorpião.
Devido às alterações climáticas, em algumas regiões, estes animais têm se apresentado ativos durante o ano todo. Nesta época do ano, vinda de forte calor e de chuvas freqüentes os escorpiões saem dos seus esconderijos em busca de alimento.
Para afastar os escorpiões das residências, a principal orientação é: na área externa do domicílio manter  limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar; acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou  outros  recipientes apropriados e fechados, e entregá-los para o serviço de coleta. Não jogar lixo em terrenos baldios; limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros (aceiro) das redondezas dos imóveis; eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados; evitar a formação de ambientes favoráveis  ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc; remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado; evitar queimadas em  terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões; remover folhagens, arbustos e trepadeiras  junto às paredes externaa e muros; rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas. Na área interna do domicílio alguns cuidados também são precisos como: Rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas; Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha; Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas; Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques; Telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos calafetados; Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados.
Nos casos de acidente a equipe de Saúde orienta a vítima a procurar um hospital o mais rápido possível levando o exemplar do animal que causou o ferimento, para que os profissionais de saúde possam identificá-lo e indicar a melhor conduta para o caso. Se for encontrado um escorpião na residência ou estabelecimento comercial, o responsável pode-se dirigir a unidade básica de saúde mais próxima, para o preenchimento de uma notificação, e posteriormente vai ser visitado pela equipe de saúde para a busca e orientação de cuidados e condutas de manejo ambiental periódico. As equipes de Saúde pedem a colaboração da população para a eliminação dos escorpiões.