EQUIPE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE FAZ AVALIAÇÃO DE DENSIDADE LARVÁRIA

A avaliação é realizada pelo município numa amostra dos imóveis da área urbana, para viabilizar sua execução num curto espaço de tempo.

A Equipe de Vigilância em Saúde (Controle de Vetores) está realizando neste mês de janeiro, a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que tem como objetivo principal avaliar os níveis de infestação na área do município e identificar os recipientes existentes, pesquisados e positivos que predominam nos imóveis. Esta avaliação é realizada pelo município numa amostra dos imóveis da área urbana, para viabilizar sua execução num curto espaço de tempo.
Toda a área urbana do município deverá ser pesquisada ao mesmo tempo, de preferência num período de duas semanas, e dentro de um mesmo mês, para possibilitar a estimativa de índices (predial e de breteau: valor numérico que define a quantidade de larvas em fase de desenvolvimento encontradas nas habitações) nos meses definidos, para essa avaliação.
Propõe-se que sejam visitadas no mínimo 600 imóveis, distribuídos em, no mínimo 30 quarteirões, para que o erro de amostragem fique dentro de limites considerados toleráveis.
Até o presente momento foram registradas 14 amostras de recipientes contendo larvas, com um percentual e 2,33 %, o que deixa o município em estado de atenção. É indispensável que toda a população esteja em alerta, eliminando de seus imóveis todos os recipientes que possam acumular água e que sirvam como criadouros do Aedes aegypti.

Trabalho de avaliação de densidade larvária.

Verificação de recipiente que pode conter larva.