Ações, no entanto, devem continuar com a população realizando a limpeza de seus terrenos.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Equipe da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste mês uma campanha de Prevenção da Leishmaniose Visceral. Pereira Barreto é um município com elevado número de casos positivos para doença em cães e, possui incidência constante em seres humanos nos últimos anos.
Para a prevenção da doença é fundamental a orientação da população sobre seus sintomas, forma de transmissão e profilaxia. Portanto, foram realizadas atividades com esse propósito, com divulgação em diversos meios de comunicação a respeito de Leishmaniose Visceral. Também foi realizado um encontro com as coordenadoras das Escolas Municipais a fim de solicitar a orientação das crianças sobre a enfermidade, as quais se prontificaram a efetuar trabalhos e atividades relacionados ao assunto.
Durante a campanha, foi apresentada uma palestra de atualização dos Agentes Comunitários de Saúde sobre a Leishmaniose para que os mesmos possam sempre orientar a população sobre os sintomas em cães e humanos e, manejo ambiental. Nesse dia, foi apresentada a situação do município nos últimos anos com relação ao número de cães infectados, humanos positivos e óbitos.
A Leishmaniose pode matar. Evite essa doença através da limpeza de seu quintal. Não acumule matéria orgânica como fezes, urina e restos de folhas. Tenha sempre um ambiente adequado para o bem estar do seu animal e de sua família. Assim, evitamos várias doenças.