Maior índice de autuações é na Avenida Brasil, seguido da Praia Municipal “Pôr-do-sol”.
O relatório apresentado na última reunião do COMUTRAN (Conselho Municipal de Trânsito) da Estância Turística de Pereira Barreto, que ocorreu na segunda-feira (04), apontou que 31,84% das multas de trânsito aplicadas aos condutores de veículos automotores na cidade, se referem a Estacionar em Local/Horário proibido especificamente pela sinalização ou local/horário de estacionamento e parada proibidos. Embora parecidas, a primeira é considerada infração média e o condutor perde 04 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) enquanto a segunda é infração grave com 05 pontos na carteira. Verifica-se pelo elevado índice que a multa por estacionar em local indevido tem se tornado rotina no município. Muitos se valem da desculpa de uma parada rápida, seja para deixar o filho na escola, ou somente descarregar/carregar um objeto, vale lembrar, não é permitido.
O valor da multa por estacionar em local indevido, não chega ser dos mais altos, porém este tipo de multa ocupa lugar de destaque, entre as penalidades que mais contribuem para somar pontos negativos na CNH. Visualiza-se do relatório que o segundo maior índice, com 10,65% de autuações refere-se a “Estacionar em Local/Horário de Estacionamento e Parada Proibidos pela Sinalização”. Depois, com 5,52% aparece “Estacionar no Passeio” (calçada); 4,62% – Dirigir Veiculo Utilizando Telefone Celular; 4,49% – Estacionar em Desacordo Com a Regulamentação – Vaga de Carga/Descarga; 4,36% – Estacionar ao Lado ou sobre Canteiro Central ou Divisores de Pista de Rolamento; 4,24% Deixar o Condutor de Usar Cinto de Segurança; 4,11% – Estacionar ao Lado de Outro Veículo em Fila Dupla; 3,59% – Usar no Veículo Equipamento de Som em Volume/Frequência não Autorizada pelo CONTRAN; Estas as principais infrações cometidas por motoristas que trafegam por nossas vias públicas. A reunião do COMUTRAN (Conselho Municipal de Trânsito) da Estância Turística de Pereira Barreto, realizada na ultima semana, se pautou exclusivamente para discutir ações referente a Semana Nacional de Trânsito, que acontecerá de 18 a 25 de setembro, com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. As estatísticas apresentadas referem-se ao período de 01 de janeiro a 30 de agosto de 2017.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Segurança, Oswaldo Esperança, no próximo sábado no Calçadão da Avenida Brasil, será lançada a campanha “Semana Nacional do Trânsito” que será realizada de 18 a 25 de setembro, com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”. De acordo com Esperança, “o objetivo da campanha é de conscientizar os condutores de veículos sobre os riscos no trânsito e evitar acidentes e aliado a essa iniciativa, varias ações serão realizadas no transcorrer do ano com o intuito de informar e orientar a população, sendo que o objetivo da administração municipal não é de multar, mas evitar que o cidadão escolha ser multado”, informou o Secretário.