Fiscalização contra aglomeração continua ocorrendo em Pereira Barreto

Os moradores estão sendo orientados

A equipe de fiscalização, através dos Agentes da Vigilância Sanitária, Agentes de Vigilância em Saúde e Fiscais de Obras, Postura e Tributos da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, continua realizando as fiscalizações no município. Devido a um grupo de profissionais e alguns policiais militares que dão apoio para o trabalho terem testado positivo para covid-19, a estratégia de fiscalização foi modificada em decorrência do afastamento destes profissionais, porém, sem deixar de atender a demanda de denúncias registradas nos turnos de fiscalização.

Todos os comércios foram vistoriados e orientados. Uma grande maioria atendendo ao preconizado no Decreto Municipal e alguns comércios estavam fechados, mas houve descumprimento das regras em alguns locais, sendo que 02 bares teve a necessidade de aplicação de Auto de Infração por estarem realizando consumo no local, uma vez que os mesmos já haviam sido orientados por muitas vezes, não restando outra alternativa a não ser a aplicação da penalidade.

Outra situação muito importante e monitorada pela equipe foi o uso obrigatório de máscaras em todo comércio. Mas, durante fiscalização nas vias públicas, foi visto pessoas se descuidando e deixando de fazer o uso da proteção facial ou utilizando de forma equivocada.

Houve um trabalho educativo, porém, os profissionais de fiscalização enfrentaram dificuldades com três pessoas que não aceitaram colocar a máscara. Por conta disso, foi preciso aplicar o Auto de Infração neles por irregularidade praticada.

A equipe também atendeu 03 denúncias de pessoas isoladas que estariam circulando pelo município. Em todos esses casos, os cidadãos foram encontrados em suas residências.

As quadras e campos de futebol foram monitorados e jovens foram vistos praticando treinos de futebol. Eles foram orientados a voltarem para casa e não houve qualquer tumulto ou confusão, já que todos obedeceram a determinação da fiscalização. Vale ressaltar que essa prática nesse momento é indevida, pois muitos praticantes de esporte retiram suas máscaras para conseguirem correr em campo, se esbarram uns aos outros e isso aumenta o risco de contaminação, sem deixar de citar que as novas variantes do novo Coranavírus Sars-Cov-2 tem um alto e rápido índice de ocorrer a contaminação.

Foram atendidas situações de aglomerações no Tablado da Praia Municipal “Pôr do Sol”, Porto Municipal e ciclovias, porém, não houve nenhuma confusão ou atrito após solicitação das equipes para que as pessoas deixassem o local.

Os fiscais de Obras, Postura e Tributos intensificou a fiscalização nos ranchos e pousadas de forma geral e nada de irregular foi encontrado, somente orientação em locais que estavam ocupados por pessoas do mesmo grupo familiar. Na Praia clandestina, que fica próxima a Ponte Nova, não foi constatada nenhuma aglomeração.

Os fiscais continuaram monitorando todas as igrejas e pediu para todos irem para suas residências assim que ocorrer o término dos cultos. Ainda há muitos cristãos que, após o fim dos cultos, seguem conversando fora dos espaços internos religiosos, causando aglomeração, ocasionando risco de disseminação da Covid-19.

A fiscalização orienta também que há muitas pessoas sentadas em frente às casas, muitas vezes sendo de grupo familiar diferente, e isso gera aglomeração sendo prática irregular passível de multa.

A equipe seguiu orientando todos os locais e notificando para que tivessem ciência de como continuar mantendo todos os cuidados no combate ao enfrentamento ao combate da Covid-19. A prorrogação da Fase de Transição do Plano do Governo do Estado de São Paulo estará em vigor de 01 a 13 de junho.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça para a população que continuem atendendo as regras de enfrentamento ao combate da Covid-19. A Administração ressalta que, nos próximos dias, haverá feriado prolongado e que, apesar da diminuição do efetivo da fiscalização com os profissionais que estão em isolamento domiciliar, fará uma intensificação nas fiscalizações.