Fiscalização contra aglomeração ocorreu em Pereira Barreto no feriado de Corpus Christi

Parte da população segue colaborando

A equipe de fiscalização da Estância Turística de Pereira Barreto, composta pelos Agentes da Vigilância Sanitária, Agentes de Vigilância em Saúde e Fiscais de Obras, Postura e Tributos, com o apoio a Polícia Militar, Equipe Operacional contratada e Equipe da Defesa Civil, realizou no feriado de Corpus Christi uma ação intensiva durante o dia.

Todos os comércios da cidade foram verificados para saber se estavam realizando atendimentos seguindo o Plano do Governo do Estado de São Paulo, que tem como objetivo diminuir o contágio da Covid-19.

Ocorreram orientações e aplicação de notificação aos comércios que tiveram necessidade de adequações ao Plano Estadual. Vale destacar que muitos estabelecimentos estavam fechados por conta do feriado de Corpus Christi.

A Igreja Católica realizou uma carreata nesse feriado de quinta-feira (03/06) e a equipe de fiscalização acompanhou, verificando que todos os participantes seguiram em seus carros de forma distanciada e organizada. Os munícipes que estiveram presentes no evento demonstraram civilidade e usaram máscara facial cobrindo a boca e nariz, assim como é determinado nas determinações do Governo de SP e da Prefeitura de Pereira Barreto.

Se na carreata organizada pela igreja tivemos civilidade, porém não é possível dizer o mesmo de parte da população. Houve flagrante de várias pessoas em vias públicas que, infelizmente, não estavam usando ou utilizando de forma errada a máscara facial. O lado positivo é que esse público acabou sendo receptivo e aceitando as orientações.

A equipe de fiscalização também monitorou as pessoas que estão em isolamento social. Em um dos casos foi necessário notificar um paciente para que respeitasse o protocolo de segurança. Caso seja observado o descumprimento, será elaborado um relatório circunstanciado ao Ministério Público.

O monitoramento avistou diversos carros estacionados em frente a uma residência e foi flagrado uma festa. Com a irregularidade, o proprietário foi atuado e teve que terminar com o evento sob pena de se registrar boletim de ocorrência.

Houve registro de denúncia de aglomeração com som alto próximo a Praia Municipal “Pôr do Sol”. Chegando lá, a Polícia Militar registrou os fatos e todos se evadiram do local.

A equipe monitorou quadras e campos de futebol, mas não foi registrada nenhuma aglomeração nestes locais. Foram atendidas situações de aglomeração no Tablado da Praia Municipal, mas as pessoas deixaram o local entendendo que deveriam colaborar para não contribuir com a disseminação da Covid-19.

Os fiscais de Obras, Postura e Tributos intensificaram a supervisão nos Ranchos e Pousadas. Foram fiscalizadas propriedades da Bela Floresta, Frigorífico, Matinha, Loteamento São José, Travessa Grande e outros localizados dentro do perímetro urbano, mas nada de irregular foi encontrado, somente orientação em locais que estavam ocupados por pessoas do mesmo grupo familiar.

Na praia “clandestina”, que fica próxima a Ponte Nova, não foi constatada nenhuma aglomeração. A fiscalização orienta que ainda está sendo constatada a permanência de pessoas sentadas em frente às casas, muitas vezes de grupo familiar diferente, e isso gera aglomeração sendo prática irregular passível de multa.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde reforça para população que continue atendendo as regras de enfrentamento ao combate da Covid-19 e ressalta que a ação será mantida nos próximos dias desse feriado prolongado para muitas pessoas, e que necessitam do esforço, conscientização e apoio de todos na luta contra a Covid-19 que vem deixando famílias desoladas em nossa cidade com a perca de seus entes queridos.

A prorrogação da Fase de Transição do Plano do Governo do Estado de São Paulo está em vigor de 01 a 14 de junho.