A ação teve como objetivo criar agentes multiplicadores que disseminem a prevenção à doença em seu convívio familiar.
Com o intuito de envolver a comunidade escolar do município no combate à Dengue, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde em razão da “Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue” realizada de 26 a 30 de março, desenvolveu com as 5ªs e 6ªs séries da Escola Estadual Mitusada Umetani uma gincana educativa em combate a dengue. A gincana envolveu os alunos durante toda a semana e foi encerrada na sexta-feira (30). Os alunos pesquisaram o conteúdo sobre a doença, produziram cartazes e responderam perguntas sobre o tema para a equipe da saúde. A turma vencedora receberá como prêmio uma visita ao cinema.
A meta da semana de mobilização foi conscientizar a população quanto às medidas preventivas que devem ser tomadas em casa contra o surgimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue.
A Profissional de Informação, Educação e Comunicação, Edenice Lelis de Souza Santos disse que esse tipo de ação envolvendo os alunos é bastante positiva, já que elas agem como multiplicadores no combate à dengue.
O combate à dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda a população e não deve parar. O mosquito da dengue (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução da doença.
Equipe da Saúde envolveu os alunos da Escola Estadual Mitusada Umetani na gincana educativa em combate a dengue.
Assessoria de Imprensa