Governador Alckmin reduz taxa de juros e amplia limite de crédito do Banco do Povo Paulista

O Agente de Crédito, Arnaldo Tachibana e o Governador Geraldo Alckmin

Gerenciado pela SERT, programa de microcrédito oferece taxa mensal de 0,35% e limite de até R$ 20 mil em empréstimos.

Da esq. para a dir. : Célio Donizete Kill (Diretor Regional da SERT – Araçatuba), Antônio Mendonça (Diretor Executivo do Banco do Povo) e o Agente de Crédito Arnaldo TachibanaNa tarde desta segunda-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, foi feito pelo Governador do Estado, Geraldo Alckmin, o Anúncio Oficial da Redução de Juro do Banco do Povo Paulista, diante da presença de prefeitos, deputados, secretários, gestores e agentes de créditos do Banco do Povo Paulista, baixando para 0,35% ao mês, tornando-se a menor taxa entre as instituições financeiras do país, visando estimular a atividade empreendedora e profissional.

O governador Geraldo Alckmin destacou, “o pequeno crédito é importante para o setor de comércio, para capital de giro, comprar equipamentos, montar um negócio”. E lembrou que mais da metade (52%) dos clientes do Banco do Povo são mulheres, “o que mostra quanto elas são empreendedoras e querem ter sua autonomia financeira, montar o seu próprio negócio”, completou. Alckmin ainda comentou que o Banco do Povo emprestou, “ao longo do tempo, R$ 1,270 bilhão, atendendo 370 mil famílias no Estado de São Paulo. É o menor juro do Brasil e não para consumo, mas para renda. É para melhorar a renda da população” salientou Alckmin.

O programa atende empreendedores formais, informais, urbanos e rurais, microempreendedores individuais, produtores rurais, cooperativas e associações de produção, em 514 municípios paulistas. Salientou ainda, “o governo não mede esforços para incentivar as atividades produtivas, barateando o custo do crédito, que é alto em todo o país’ e atribuiu o sucesso deste programa as prefeituras e os seus respectivos prefeitos pela parceria firmada. Além da redução de juros, ampliou-se o limite de crédito podendo chegar até R$ 20 mil reais e, ainda marcou a parceria do Banco com o SEBRAE para inauguração de 12 novas unidades na Capital.

Segundo Tadeu Morais, titular da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), “o Governo do Estado vai na contramão do país, que registra crescimento de juros a cada 45 dias, inibindo assim, a produção industrial e a criação de novos postos de trabalho. Estarei sempre ao lado dos trabalhadores”.

Na sua oportunidade o diretor executivo do Banco do Povo Paulista, Antônio Mendonça destacou as ferramentas do governo para oferecer estímulos ao empreendedorismo, a ampliação do BPP, o crescimento de 34% registrado em janeiro, a parceria com o Sebrae e o sucesso da Escola do Empreendedor Paulista, que registra mais de 90 mil matrículas. “Todo este trabalho propicia melhoria na vida das pessoas. O que muda a vida dos cidadãos são as oportunidades”, resumiu.

Confira histórico de redução de juros e aumento de limite:

Ampliação do microcrédito para todo o Estado

O secretário Morais ratificou o compromisso de levar o BPP para todos os 645 municípios do Estado até outubro deste ano. “Trabalhamos para cumprir a determinação do governador Geraldo Alckmin de levar o maior programa de microcrédito do país para todos os 645 municípios do Estado. Atualmente, 514 cidades atendidos, com 524 unidades instaladas”, destacou.

No ano passado, o BPP emprestou mais de R$ 193 milhões e inaugurou 40 agências – o maior número desde 2007.

A Unidade do Banco do Povo Paulista de Pereira Barreto, foi representada pelo Agente de Crédito Arnaldo Takeshi Tachibana e, para os interessados na contratação dos créditos procurem à Rua Ciro Maia nº 1465, em local compartilhado com a Sala do Empreendedor e o Balcão de Empregos, horário de atendimento das 09h às 16h, ou pelo telefone 3746-1000 ou 3704-4373.