IMPLANTAÇÃO DE NOVO CONJUNTO HABITACIONAL PRIORIZA O ATENDIMENTO A PRECARIEDADE E O RISCO

O município de Pereira Barreto irá atender de uma só vez, 50% do déficit habitacional.

O direito à moradia digna é garantido pelo artigo 6.0 da Constituição da República, assim, o Sistema Nacional de Habitação trata cuidadosamente da atual situação habitacional no Brasil, priorizando o atendimento à população de baixa renda. O Estado de São Paulo também trabalha as Políticas Públicas através da implantação de novos Conjuntos Habitacionais de Interesse Social (CDHU), além dos demais programas existentes. Nesta mesma vertente está o município de Pereira Barreto, o qual intensifica diariamente os esforços para tratar as prioridades da política habitacional, representada na sua maioria pelo atendimento ao risco, a precária consolidada e a regularização fundiária urbana.
A proliferação da precariedade se fez por conta da baixa renda e da falta de acesso a projetos técnicos adequados a realidade local. Desta forma, norteado por tais referências, a prefeitura local elaborou em consonância com a União e o Estado, o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), onde, os dados cadastrais levantados revelaram uma situação preocupante, considerando que aproximadamente 7,5% dos domicílios encontram-se em estado de risco ou precariedade, dos quais um grande percentual dos moradores não são proprietários destes imóveis, quando não, os alugueis causam um ônus excessivo às famílias que neles habitam.
Depois de apreciar referido estudo, iniciou-se uma busca a fim de erradicar o risco, a precariedade e os demais problemas habitacionais existentes no município. A Prefeitura DE Pereira Barreto criou estratégias a fim de auxiliar esta parcela da população por meio de apoio técnico à construção de sua moradia, o auxílio para solução de seus problemas de documentação do lote e da construção, as substituições de moradias de madeira em risco ou precariedade, além da construção de novas habitações que atenderão duas demandas: precariedade com risco e famílias que ainda não possuem casa própria.
Assim, apoiado no conhecimento técnico, o Prefeito Arnaldo assinou convênio com o Governo do Estado a fim de trazer para Pereira Barreto mais um Conjunto Habitacional do CDHU, o novo conjunto realizará o sonho da casa própria para mais 361 famílias. O projeto está dividido em duas fases, na primeira fase serão construídas 150 casas para atender a demanda que reside em casas de madeira em risco e precariedade e na segunda fase serão construídas mais 211 casas para atender o déficit habitacional.
A boa notícia é que por conta desta intervenção, o município irá atender de uma só vez, 50% do déficit habitacional, possibilitando aos cidadãos de Pereira Barreto o acesso à moradia digna, consequentemente a melhoria de qualidade de vida dessas famílias. 

 Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe um comentário

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
informatica@pereirabarreto.sp.gov.br