Inauguração do CRAS foi realizada nesta terça-feira

CRAS é responsável por organizar e oferecer serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

 

 A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou nesta terça-feira (28) às 10h a inauguração Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O CRAS é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. A inauguração do CRAS faz parte de um importante pacote de inaugurações que visam presentear a população em comemoração aos 87 anos de fundação de Pereira Barreto.

 

A inauguração contou com a presença da Diretora Técnica da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social da Alta Noroeste, Marta Helena Pimenta. A senhora Marta Pimenta enalteceu a atuação do Prefeito Arnaldo Enomoto a frente da Administração Municipal e sua luta para atender às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e destacou que a meta do Governo Estadual é acabar a extrema pobreza no estado de São Paulo.

 

O Prefeito Arnaldo Enomoto ressaltou que com o CRAS agora a equipe municipal de Assistência Social tem condições de monitorar efetivamente todos os casos de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade: “é uma grande alegria e uma vitória importante para a Administração Municipal e para o município essa inauguração. Com o CRAS poderemos continuar com o nosso trabalho socioassistencial, mas agora de uma maneira muito mais eficiente, acompanhando ainda mais de perto as famílias que necessitam se sentir inseridas na sociedade. Esse é um grande presente para nossa população” destacou o Chefe do Executivo Municipal.

 

O principal objetivo do CRAS é prevenir a ocorrência das situações de vulnerabilidades, evitando que as famílias vivenciem situações de riscos como o abandono, isolamento social, a violência intrafamiliar, entre outras situações. Outros objetivos são: o desenvolvimento das potencialidades das famílias, fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitário, além de contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias e a ampliação do acesso à direito e ao exercício da cidadania.

 

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social.

 

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

 

Dentre os programas ofertados estão: Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem, Cartão Amigo do Idoso, Viva Leite e Passe do Trabalhador.

 

O CRAS está localizado na Rua Dr. Dermival Franceschi, nº 2282, próximo ao CENE.

 

 

 

 

 

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2022
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
informatica@pereirabarreto.sp.gov.br