O objetivo do programa é promover a inclusão social de jovens, mediante a transferência de renda, como apoio financeiro temporário para estimular a conclusão da escolaridade básica.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Seds busca por meio do Programa Ação Jovem, somar esforços para a superação da situação de exclusão e vulnerabilidade social pela qual se encontra parcela da população jovem do Estado de São Paulo, criando oportunidade para aqueles que ainda não concluíram a escolaridade básica.
O Programa Ação Jovem estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens beneficiários continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, para sua inserção no mercado do trabalho e para fomentar sua preparação para o efetivo exercício da cidadania.
O Programa Ação Jovem objetiva promover a inclusão social de jovens, mediante a transferência de renda temporária, para estimular a conclusão da escolaridade básica e ainda participação em ações complementares envolvendo eixos temáticos como: trabalho e empreendedorismo, educação, cidadania e meio ambiente, pluralidade cultural, esporte e lazer, saúde.
O valor do benefício é de R$ 80,00 por mês para jovens quem tem faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os sexos, com ensino fundamental e/ou médio incompleto e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
O período de permanência do jovem no programa é de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos, sendo o máximo de 36 meses, desde que o jovem continue atendendo aos critérios de elegibilidade do programa. Por descumprimento de condicionalidade, o jovem poderá ser desligado a qualquer tempo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Pereira Barreto o programa Ação Jovem beneficia 137 jovens do município, e são realizadas mensalmente as ações sócio educativas complementares com os beneficiários do programa, este mês a reunião será no dia 25 de abril, às 14h, no anfiteatro da Escola Estadual Cel. Francisco Schimidt.
Assessoria de Imprensa