Junta Militar faz alerta sobre alistamento de jovens

Dados de inscrições estão sendo feitos de forma equivocada.

Estão abertas as inscrições para o alistamento militar obrigatório para os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos durante o ano de 2021. O prazo teve início em 1º de janeiro e vai até 30 de junho, no site www.alistamento.eb.mil.br.

Porém, foi identificado que os dados inseridos no cadastro são de familiares ou terceiros e não do jovem que está se alistando. Essas informações vão ser usadas pelo cidadão no futuro e, quando a Junta Militar entra em contato para falar com o alistado, geralmente o telefone ou e-mail inserido são de algum familiar e não do próprio cidadão.

Isso pode causar transtornos, já que os dados não podem ser alterados on-line, apenas na Junta Militar. O e-mail e telefone são necessários para futuros acessos e aquisição de 2ª via de documento por exemplo.

Vale destacar que a média de alistamento anual é entre 210 e 220 pessoas, isso no município de Pereira Barreto. Neste ano, pela internet, já se inscreveram 36 cidadãos e, ao todo, a Junta Militar de Pereira Barreto registra 53 inscrições.

O Serviço Militar disponibilizou um link para que os jovens possam seguir passo a passo a maneira correta de realizar o alistamento militar, para ter acesso ao conteúdo, o jovem deve acessar https://youtu.be/5XBjf6-Jg_Y e seguir as instruções.

Para a inscrição online, é necessário ter em mãos: CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

A seleção para ingresso nas Forças Armadas ocorre de 1º de julho a 28 de outubro. O processo é dividido em etapas. Os candidatos passam por testes de conhecimentos gerais, exames médicos e psicotécnicos. Em seguida, podem ser incorporados ou dispensados do serviço militar. A prestação de serviço militar tem duração de 12 meses, prazo este que pode ter redução de dois meses ou estendido em mais seis meses.

Se é dispensado, o jovem recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Ele participa de uma cerimônia onde se compromete a se apresentar futuramente, caso seja necessário.

O Coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa, Coronel Márcio Limieri, destaca que a Lei Nº 4.375, de 1964, torna obrigatório o serviço militar para jovens do sexo masculino. Ele reforça que a não obediência à lei resulta em sanções: “Perda do direito de obtenção e renovação de passaporte, de matrícula em estabelecimento de ensino, de expedição da carteira de trabalho ou inscrição em concursos públicos, entre outros impedimentos”, pontuou.

Em 2020, aproximadamente 1,2 milhão de jovens alistaram-se. Desses, aproximadamente 70 mil foram incorporados em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica. Para 2021, a expectativa é receber 1,4 milhão de inscrições.

Em Pereira Barreto a Junta de Serviço Militar está instalada na Av. Cel. Jonas Alves de Mello, 1550, anexo ao Prédio da Polícia Militar. Durante o período da pandemia, os atendimentos presenciais estão suspensos, porém, o Serviço Militar disponibiliza o atendimento através do telefone 18 3704-6168 ou pelo endereço eletrônico [email protected]