Membros do COMTUR irão se reunir nesta quarta-feira

Encontro será realizado na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura na Praia “Pôr do Sol”.

Os membros do Conselho Municipal de Turismo de Pereira Barreto (COMTUR) irão se reunir nesta quarta-feira (21), para mais uma reunião ordinária do órgão. O encontro irá ser realizado às 9h, na Secretaria de Turismo e Cultura, localizada na Praia Municipal “Pôr do Sol”. A pauta da reunião do COMTUR terá dois importantes assuntos: discutir a elaboração de um novo Plano Diretor de Turismo e a proibição do uso de narguilé na Praia Municipal “Pôr do Sol”.

A elaboração de um novo Plano Diretor de Turismo é importante para que Pereira Barreto mantenha seu título de Estância Turística e continue recebendo verbas específicas do Governo do Estado, através do DADETur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). A verba oriunda do DADETur é específica para o investimento do município em infraestrutura turística, tais como construção de monumentos, reforma de prédios que visam fomentar a economia turística, revitalizações de áreas públicas, dentre outros.

Já o debate sobre o uso de narguilé na Praia Municipal “Pôr do Sol” é uma das maiores queixas dos frequentadores da praia à Administração do local. O uso do narguilé acaba incomodando os demais frequentadores da Praia Municipal, que reivindicam a proibição do instrumento, principalmente por conta do alto número de famílias que utilizam a praia municipal.

O narguilé, também conhecido como cachimbo d’água, é usado por jovens e adultos em festas e eventos sociais. Nele, o tabaco saborizado é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira. Parece inocente, mas o que muitos não sabem é que o narguilé causa dependência e, em longo prazo, diversos problemas, como câncer de pulmão, boca e bexiga, aterosclerose e doenças respiratórias e coronarianas. Seu uso é tão ou mais prejudicial do que os cigarros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em uma sessão de uma hora usando o narguilé, você pode inalar o equivalente à fumaça de 100 cigarros ou mais.

Um dos grandes riscos do narguilé é a intoxicação por monóxido de carbono, mesmo gás tóxico liberado pelos canos de descarga de automóveis, o que reduz a oxigenação do sangue e do cérebro. Os sintomas de intoxicação aguda por monóxido de carbono são inespecíficos e podem variar de fadiga, náuseas e dores de cabeça à perda da consciência, desmaios, arritmias cardíacas, isquemia miocárdica e morte. Além disso, ao compartilhar o narguilé com outros usuários, a pessoa se expõe à hepatite C, tuberculose, herpes e outras doenças da boca.

O Conselho Municipal de Turismo atua de forma a debater as políticas voltadas para fomentar o turismo em Pereira Barreto, apontando soluções para melhorar o panorama atual. As reuniões acontecem uma vez a cada mês e busca elencar diversas prioridades para alavancar a área turística do município com a participação de integrantes da sociedade pereira-barretense.