Módulo II da oficina de grafite foi encerrado neste mês

Oficina foi realizada na Praia Municipal “Pôr do Sol”.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto encerrou neste mês de Maio, o II Módulo da Oficina de Grafite, que foi realizada em parceria com a POIESIS Organização Social de Cultura – Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo. A oficina foi realizada na Praia Municipal “Pôr do Sol”.

No total, foram grafitados 24 paredões com imagens escolhidas pelos próprios alunos, que transpassaram os desenhos do sulfite para o paredão. O Diretor de Cultura, Mário Irikura destacou que “o ponto alto da oficina foi poder mostrar aos jovens o potencial de cada um na arte, sendo a eles ofertado uma nova expressão artística, revelando assim novos talentos locais. Quem também ganha com tudo isso são os munícipes e turistas que podem apreciar uma belíssima galeria a céu aberto” salientou Mário.

Pereira Barreto vem sendo selecionada desde 2017 para participar do Programa Oficinas de Formação no Interior. Já ocorreram oficinas de dramaturgia, catira e os dois módulos da de grafite. Para o segundo semestre, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura já estuda pleitear mais quatro oficinas relacionadas a Capoeira, Literatura, Circo e Dança.

A oficina visou explorar a pratica de graffiti por meio do estêncil, convidando os participantes a experimentares moldes de desenhos e composições a partir de memórias e material histórico-afetivo de cada um. Na oficina, os alunos puderam vivenciar a cultura urbana nos processos de aprendizagem. A oficina foi ministrada por Eraldo Rodrigues, graduado em Artes pela UNIFADRA de Dracena. Eraldo ainda é professor de danças urbanas e graffiti desde 2011, diretor e coreógrafo do grupo de dança Yo Bro e arte-educador de graffiti e danças urbanas.

Antes marginalizada, a grafitagem, hoje, passou a ser considerada uma forma de expressar a arte e a cultura, especialmente das camadas mais vulneráveis da sociedade. O grafite é expressivo, pois através dele pode se passar mensagens alusivas as questões sociais. Já a pichação, além de não ser arte, é também um ato de vandalismo.