MUDAS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA DOAÇÃO NO VIVEIRO MUNICIPAL

A Prefeitura de Pereira Barreto tem grande satisfação em manter ativo seu viveiro próprio, dispondo à toda população, sem custo algum, mudas de diversas espécies.

A Prefeitura Municipal de Pereira Barreto por meio de sua Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente disponibilizam no viveiro municipal a doação de mudas. Segundo informações repassadas pelo Departamento de Meio Ambiente, a capacidade de produção do viveiro está em torno de 8.000 mudas por ano.
Dentre as mudas disponíveis no viveiro estão espécies nativas e exóticas tanto para plantio em área rural, como também para arborização urbana, sendo indicadas: para grandes áreas abertas (árvores de grande porte): Ipê Rosa, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Paineira, Cedrinho, Peroba Poca, Pau-Formiga, Jacarandá Caroba. Já as espécies recomendadas para o plantio em vias públicas e calçamentos com fiação (pequeno porte): Pata de Vaca, Aroeira Pimenta, Aroeira Salsa, Ipê Mirim, Resedá, dentre outras.
A doação de mudas é feita a toda população que se interessar no plantio. Os interessados em adquirir as mudas devem comparecer ao viveiro municipal, sito na Av. Benedito Jorge Coelho nº 4.736, onde é feito um cadastro com informações das características do local de plantio (local com ou sem fiação), com isso são apresentadas as mudas mais indicadas ao plantio para que a pessoa possa escolher. Ainda é feito um termo de compromisso firmando a responsabilidade do munícipe pelo plantio e cuidado com a muda. No momento da doação, o responsável pelo viveiro orienta como deve ser feita a conduta da planta de forma que a mesma tenha plenas condições de um adequado desenvolvimento.
Atualmente, conforme demanda são produzidas aproximadamente de 300 a 400 mudas por mês.
A Prefeitura Municipal de Pereira Barreto tem grande satisfação em manter ativo seu viveiro próprio, dispondo à toda população, sem custo algum, mudas de diversas espécies. Dentre os objetivos e vantagens do viveiro pode-se citar: o aumento da área verde urbana, proporcionando um ambiente climático mais confortável, aumento da variedade de espécies (espécies com floradas em períodos distintos), embelezamento paisagístico da cidade, etc.
Segundo dados gerais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, só no ano de 2011 foram doadas cerca de 1.300 mudas, excluídas aquelas de uso próprio da administração, plantadas em praças, canteiros, e reposições.

Viveiro municipal de mudas.