O trabalho está sendo realizado em conjunto entre a Diretoria de Meio Ambiente e a Secretaria de Turismo e Cultura
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, com o objetivo de preservar a biodiversidade do município, iniciou em 2019 uma programação de identificar os locais públicos e catalogar os ninhos de araras canindé no perímetro urbano.
No ano passado, os trabalhos continuaram em diversos locais, como a Praia Municipal “Pôr do sol”, a Praça da Bandeira “Comendador Jorge Tanaka” e ao longo das Avenidas Jonas Alves de Mello e Benedito Jorge Coelho, pois foram identificados diversos casais de araras que fizeram seus ninhos nas palmeiras existentes nesses locais.
Nestes dois anos, a Administração observou que essas aves iniciam ou retornam aos seus ninhos entre os meses de abril e maio. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo e Cultura em conjunto com a Diretoria de Meio Ambiente, colocaram 5 ninhos ao longo da Avenida Benedito Jorge Coelho e Jonas Alves de Mello.
Nas próximas semanas, a previsão é que mais 5 ninhos sejam colocados entre a Praia Municipal, Praça da Bandeira e o Cemitério, locais que as aves frequentam.
Além dos servidores municipais, a Prefeitura tem o apoio de 3 voluntários que acompanham as araras e seus ninhos.
Para essa ação, a Prefeitura Municipal estima um baixo investimento de aproximadamente R$ 2.000,00 (dois mil reais), oriundos de recurso próprio.
O Projeto Arara tem por objetivo o estímulo ao desenvolvimento e ambientação das araras e de outras aves sendo um grande atrativo para os turistas dos grandes centros, que podem observar essas aves que vivem livres na natureza.
Vale ressaltar, que nesse período de pandemia do Coronavírus, os locais públicos não estão abertos para realização de passeios e visitas, porém, a Administração municipal continua realizando ações de melhorias, para que em um breve futuro, possa receber visitantes.