Oficina de capacitação “Amamenta e Alimenta Brasil” foi realizada nesta quarta-feira

Oficina teve como objetivo de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável

 

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúdem promoveu nesta quarta-feira (17) a oficina de capacitação “Amamenta e Alimenta Brasil”. O evento foi realizado na UBS “Dr. José Alexandrino Filho”, localizada no bairro Vila Marão.

 

A oficina contou com os profissionais do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) de Pereira Barreto e também com um Nutricionista do NASF de Andradina, além da presença da Sra. Maristela Marinho, da Divisão Regional de Saúde de Araçatuba.

 

A “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”, lançada em 2012, tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Essa iniciativa é o resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.

 

As oficinas visam discutir a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável com os profissionais da UBS e planejar ações de incentivo à alimentação saudável na infância, de acordo com a realidade local. Essa oficina é o ponto de partida para o desenvolvimento de ações com o objetivo de promover, proteger e apoiar a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável.

 

Essas oficinas acontecem a partir de um cronograma firmado entre as UBS e a Secretaria de Saúde, que em um primeiro momento deve ser de cinco horas, de acordo com a metodologia proposta. Em um segundo momento, uma oficina mais curta deve ser realizada para discutir temas específicos segundo a realidade de cada UBS. Como exemplos dessas discussões estão o manejo do aleitamento materno, prática da alimentação complementar, desenvolvimento infantil, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), entre outros.

 

Estas ações qualificam o atendimento para que os usuários sejam orientados da forma correta e assim tenham melhor qualidade de vida em especial para bebês e crianças que requerem maiores cuidados.

 

oficina amamenta brasil 03 05a24

 

oficina amamenta brasil 02 4dd26

 

oficina amamenta brasil 01 49189

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]