Parabéns Rio Tietê

22 de Setembro é o Dia do Rio Tietê.

rio tiete 01 1d1f9Nesta sexta-feira (22), comemora se o Dia do Rio Tietê. E a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto lembra esta data tão importante para o município.

A importância histórica e social do Rio Tietê para Pereira Barreto é indiscutível. Desde sua formação enquanto cidade, já possuía uma forte ligação com o rio de água claras e cristalinas que cobre boa parte do Estado de São Paulo.

Desde a criação da Hidrelétrica de Três Irmãos o Rio Tietê passou a ser ainda mais vital para o dia-a-dia dos pereirabarretenses. Formando o 2º maior Canal Artificial do Mundo, o rio ganhou importância por cercar a cidade por praticamente todos os lados. Atualmente, o Rio Tietê faz parte de todos os cenários de Pereira Barreto, tornando o município um paraíso natural. Cobrindo o Porto Municipal e a Praia “Pôr do Sol” o rio faz parte do dia-a-dia do pereirabarretense.

A Prefeitura tem realizado várias parcerias com a finalidade de manter as belezas naturais do Rio Tietê, entre elas, ações de limpeza nas margens. A atual Administração tem olhado de forma cuidadosa para a situação, já que o Rio é um cartão postal da cidade, sendo uma Estância Turística que atrai diversas pessoas para o turismo náutico e pesca.

rio tiete 02 d02a1

Breve relato sobre o Rio Tietê. (fonte Rio Tietê – Wikipédia, a enciclopédia livre)

O Rio Tietê, ao contrário da maioria dos rios do Brasil corre para o interior e não se volta para o Oceano, caracterizando dessa forma um rio com drenagem endorreica, característica que o tornou importante instrumento na colonização do país, muito navegado por portugueses e bandeirantes que queriam explorar o interior paulista.

Sua extensão chega a 1,1 mil Km, tendo 1,120 metros de altitude, atravessando o Estado de São Paulo de Sudeste a Noroeste até desaguar no Lago formado pela Barragem de Jupiá no Rio Paraná, na divisa entre SP e MS, entre os municípios de Itapura e Castilho, cerca de 50 Km da jusante da cidade de Pereira Barreto.

rio tiete 04 37c65

rio teite 03 4c8ee