PEREIRA BARRETO DESENVOLVE AÇÕES PARA O COMBATE A DENGUE

A conscientização da população e a tomada de medidas preventivas são de fundamental importância para a redução da doença.

Com a chegada do verão e com o período de chuva, é sinal de alerta para que a população adote cada vez mais medidas preventivas contra a dengue, visando combater a larva e a presença do mosquito transmissor Aedes aegypti.
O mosquito da dengue prolifera-se em qualquer local que possa acumular água, tais como, vasos de planta, pneus, garrafas, sacos plásticos, tampinhas de garrafas, entre outros. Por isso, a importância de cada um fazer a sua parte, verificando suas casas e alertando seus vizinhos para que façam o mesmo.
O combate à dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda a população. A conscientização da população e a tomada de medidas preventivas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença no Brasil.
Em Pereira Barreto são realizadas ações para o combate a dengue com as equipes de saúde da família, compostas pelos agentes comunitários de saúde e os agentes de vigilância em saúde, que realiza em suas rotinas de trabalho a visita casa a casa, com intuito de orientar e informar sobre a disseminação da dengue e “outras doenças” e ações de controle do mosquito.
Uma ação de extrema importância realizada pelas equipes é o “bloqueio de controle de criadouros” e “busca ativa de suspeito”, que é desenvolvida a partir da notificação de um caso suspeito de dengue, consistindo na realização de visitas nos imóveis que fazem parte do raio de 200 metros do suspeito de dengue.
Outro importante fator para nortear a intensidade da disseminação do mosquito no município é a avaliação de densidade larvária, que consiste no registro da ocorrência do encontro de larvas em recipientes, o que possibilita um monitoramento específico do tipo de recipientes e de maior intensidade em um determinado bairro, apoiando também como referência na tomada de decisão estratégica ou específica no controle do mosquito.
 Nos imóveis com grande quantidade de recipientes (pontos estratégicos cadastrados) é realizada uma visita quinzenalmente para orientação, avaliação e autuação quanto ao encontro de irregularidades. Nos imóveis com grande quantidade de fluxo de pessoas (imóveis especiais), também é realizada esta visita com o intuito de avaliar o imóvel, quanto à disposição de potenciais criadouros e eliminação dos mesmos.
Existe a integração dos setores públicos nas ações operacionais de resolutividade de situações problemas (setor de obras, setor de limpeza pública, setor de agricultura, setor de assistência social e vigilância sanitária), assim, esse trabalho conjunto busca a eliminação de recipientes de difícil remoção, limpeza de terrenos ou em situações de risco, remoção de pneus, remoção de material reciclável, disponibilização de caçambas (mediante avaliação de impossibilidade de recurso financeiro) e imposições de penalidade de multas em ocasiões de risco à saúde.
A Prefeitura no combate a doença realiza diversas atividades educativas durante todo ano na cidade, como: treinamentos com apoio da SUCEN de Andradina com as equipes de agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância em saúde; reuniões com o Comitê de Mobilização Social no Combate a Dengue, composto por membros da comunidade em geral de vários segmentos da sociedade; desenvolvimento de ações nas unidades escolares municipais, estaduais e privadas, com a participação dos discentes, pais, docentes e todo o quadro de funcionários da escola com atividades de teatros, concurso de redação, palestras, exposição de cartazes, musicas, maquete com ilustração de casa problema, dentre outras atividades; parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, com a distribuição de folhetos e orientações aos turistas com medidas de prevenção e cuidados com a doença; atividades desenvolvidas em agencias bancárias e câmara municipal através de orientações e exposição de berçário de larvas do mosquito Aedes aegypti, cartazes e folhetos e etc.

Atividades educativas desenvolvidas nas agências bancarias do município.

Trabalho de prevenção da doença realizado nas escolas.