Pereira Barreto participa do Seminário Regional para Estudo e Análise do Currículo Paulista

A Versão 1 do Currículo Paulista tem como objetivo principal trazer uma organização coesa dos textos e organizadores curriculares.

A fim de prosseguir com a construção coletiva do Currículo Paulista, a UNDIME-SP, juntamente com a Diretoria Regional de Andradina e seus municípios, promoveu o Seminário Regional presencial, envolvendo representantes das redes estadual, municipais e particulares de ensino. Para a discussão no Seminário, foi disponibilizada a Versão 1 do Currículo Paulista. Esta versão resulta das contribuições enviadas pelas escolas e sociedade, tendo como objetivo principal trazer uma organização coesa dos textos e organizadores curriculares.

A região organizou-se em três polos de estudos, sendo eles o Polo I, composto por Andradina, Castilho, Guaraçaí, Murutinga do Sul e Nova Independência; Polo II, contando com Ilha Solteira, Itapura, Pereira Barreto, Sud Mennucci e Suzanápolis, que no dia 23 de Outubro reuniram-se em Ilha Solteira e juntos puderam analisar os documentos dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, História e Geografia; e o Polo III, com Mirandópolis e Lavínia, que analisaram os documentos dos componentes curriculares de Língua Inglesa, Arte e Educação Física.

No dia 25 de Outubro, Pereira Barreto juntamente com Ilha Solteira e os demais municípios integrantes do Polo I reuniram-se em Andradina, onde juntos puderam analisar os documentos da Educação Infantil. Durante os estudos, os participantes discutiram de forma reflexiva sobre a Educação Integral, o desenvolvimento de competências, a progressão da aprendizagem e a coerência quanto à unidade e integralidade em todo o documento. Em formulários próprios, puderam consolidar cada competência específica, conforme o componente analisado, além de propor melhorias para a progressão das habilidades ao longo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O encerramento dos trabalhos aconteceu no dia 30 Outubro, no município de Andradina, onde os Dirigentes e Articuladores dos municípios da região se reuniram para socializar as conclusões obtidas durante os estudos de cada componente curricular, sendo apresentadas de forma clara e objetiva. Em seguida, os relatórios foram enviados à Gestão da BNCC-SP e à UNDIME-SP.  A partir das contribuições oriundas da consulta pública on-line e dos Seminários Regionais presenciais, será construída a versão 2 do Currículo Paulista, a ser submetida ao Conselho Estadual de Educação.