Pereira Barreto sediou reunião para discutir o Censo Agropecuário 2017

IBGE irá levantar informações sobre estabelecimentos agropecuários na região.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto sediou nesta semana uma reunião para formação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) do município. Participaram da reunião o representante do IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística) Fabio Cezar de Assis, o Vice-Prefeito de Pereira Barreto, Paulo Yamamoto, o Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, Jorge Danno, a Diretora Municipal de Agricultura, Sandra Seki, o agrônomo do CATI, Wilson Garcia Junior, o Chefe da Agência do IBGE de Pereira Barreto, Eupidio Belo de Souza e o Assessor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal, Marcos Okajima.

Durante o encontro foram apresentadas informações gerais sobre o censo, dados sobre o município e ressaltada a importância da comissão para o sucesso dos trabalhos a serem realizados. Serão três reuniões da comissão, que serão realizadas no inicio, no meio do processo e no fechamento, e ainda podendo acontecer uma reunião extraordinária que poderá ser solicitado por qualquer membro da comissão.

O IBGE iniciará em Outubro as operações do seu 10º Censo Agropecuário. Durante cinco meses, serão realizadas cerca de cinco milhões de visitas em estabelecimentos agropecuários de todo o País. O levantamento tem como finalidade reunir informações sobre estabelecimentos agropecuários, a estrutura existente e a produção do setor primário.

As estatísticas são oficiais e fundamentais para monitoramento econômico, servindo para orientar projetos, investimentos e políticas públicas. O objetivo da comissão municipal é dar transparência às ações realizadas durante o censo no município, promovendo o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgando informações e engajando a população nos trabalhos de levantamento de dados.

O orçamento do Censo Agropecuário de 2017 sofreu um corte de mais de 50%. Diante desta contingência, o corpo técnico do IBGE teve de reduzir o número de contratados temporários para essa operação. A previsão, que era de 82 mil pessoas, passou 26 mil integrantes. Já a coleta do Censo Agropecuário, prevista para cerca de 90 dias, foi ampliada para cinco meses.

A redução do orçamento tornou necessária uma simplificação do questionário inicialmente concebido. A ação visa dar mais agilidade à coleta de dados, permitindo que em média três estabelecimentos agropecuários sejam visitados pelos recenseadores a cada dia. Essa simplificação foi levada ao conhecimento da sociedade, dando origem a novas demandas, que foram incorporadas ao questionário.

Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.