Novas oficinas do plano serão realizadas na próxima semana. População ainda pode responder o questionário online.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto vem elaborando, em conjunto com a população, o Plano Municipal de Saneamento Básico. Neste plano, são discutidos e levantados problemas de saneamento básico, ou seja, condições de abastecimento de água, esgoto, o descarte do lixo da nossa população. Pra que este plano seja mais de encontro com a realidade das pessoas, desde o mês passado, a Administração Municipal vem promovendo encontros com o Grupo Técnico, responsável por fomentar o plano, que vem até Pereira Barreto pra ampliar essa discussão.
Para isso, existe uma agenda de encontros, onde todos os munícipes estão convidados a participar. Os próximos encontros estão marcados para a próxima semana, de 22 a 24 de Abril. Após uma nova discussão, será tudo reunido e levado para a Audiência Pública sobre o Plano, que será realizada no dia 09 de junho. Os encontros estão sendo no Centro Educacional Maria Antônia, localizado na Avenida Brasil no cruzamento da Avenida Gregório Sulian.
A população deve levar pra as discussões todos os problemas e sugestões referentes à água e seu abastecimento e as questões referentes ao esgoto e descarte de lixo, bem como a questão da drenagem urbana. Para os moradores da zona rural a Administração Municipal disponibiliza um transporte para os interessados em participar desses encontros. Na dúvida, o morador pode questionar o agente comunitário de seu assentamento quanto ao local e o horário desse transporte.
Para aqueles que por alguma eventualidade não possam comparecer aos encontros, a Prefeitura Municipal disponibilizou no seu site, o questionário de saneamento básico, que pode ser respondido por qualquer cidadão. Não há necessidade de identificação, mas é importante informar qual a rua em que reside, para que possa se identificar e mapear os problemas que forem trazidos. E na questão da zona rural pela distância e a dificuldade de internet os agentes comunitários dos assentamentos tem a disposição em suas mochilas de serviço esse questionário para que a população da área rural participe também, especialmente pela questão da água.
O intuito do plano é identificar os problemas que a população pereira-barretense enfrenta com a água, esgoto, lixo e drenagem urbana, então nada mais justo que ouvir o que os munícipes têm a dizer. E como sempre, a Administração está convidando e incentivando esse movimento social, essa participação, porque o foco é a qualidade de vida e a satisfação de todos os moradores do município de Pereira Barreto.