Prefeito Arnaldo Enomoto participa de reunião com dirigentes da AMUSUH

Chefe do Executivo Municipal esteve em Brasília para discutir questões referentes ao repasse de ICMS do setor energético com as novas políticas adotadas para o setor.

O Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, esteve em Brasília participando de uma série de reuniões em diversos órgãos governamentais. Dentre os encontros em que o Prefeito participou, estava uma reunião com o presidente da AMUSUH (Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidrelétricas), Altenir Rodrigues da Silva. O principal assunto abordado foi a Lei Federal Nº 12.783/2013, que trata das renovações de concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

“Essa lei é muito prejudicial aos municípios que são sede de usinas de hidrelétricas e que tem no ICMS uma importante fonte de renda para o orçamento anual. Ela reduz os encargos setoriais sobre modicidade tarifária da energia elétrica e o preço de venda do Mwh (Megawatt-hora). Consequentemente, isso causa uma diminuição no repasse do ICMS, que chega a ser de 70% no crédito de valor adicionado. Temos que encontrar alternativas e planejar ações para compensar esse impacto sobre os municípios” destacou o Prefeito Arnaldo Enomoto.

Ficou decidido que a AMUSUH apresentará em regime de urgência à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), ofício solicitando o valor do subsídio que foi repassado aos empresários de cada usina que aderiram à lei. O oficio também solicitará o valor que era cobrado pela empresa responsável pela geração de energia anterior à adesão da referida lei, e o valor cobrado após a renovação da concessão. Os dados serão entregues à Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados e a cada município afetado, para que possam servir de subsídios para contestar através de recurso o índice do ICMS perante o estado.

A AMUSUH é uma entidade municipalista que atua na defesa dos interesses dos municípios geradores de energia, visando fortalecê-los como entes federados. O trabalho teve início em 1993, quando começaram a surgir pressões sociais e políticas por reformas na área tributária. Constituída, inicialmente, com a prerrogativa de lutar pela manutenção dos critérios de distribuição do Valor Adicionado do ICMS, bandeira que a consagrou no cenário político-social brasileiro, a AMUSUH tem diversificado suas ações no sentido de melhor atender às demandas dos municípios sedes de usinas hidroelétricas.

O Prefeito Arnaldo Enomoto, que compõe o Conselho Fiscal da AMUSUH, salienta que o debate sobre as questões energéticas, não cabem somente as esferas federal e estaduais: “o Governo Federal e seus componentes, tem que entender que os municípios estão sendo prejudicados. Os prefeitos devem ser  mais ouvidos, pois somos nós que estamos em contato frequente com a população, vendo as dificuldades que estamos tendo para termos um orçamento condizente com as necessidades de investimentos em todas as áreas. Os municípios estão tendo quedas nas arrecadações ano a ano, e os munícipes vem sofrendo com a alta carga tributária. Os repasses vem diminuindo e as responsabilidades das administrações municipais vem aumentando. Precisamos das ferramentas para trabalhar em prol do desenvolvimento do Brasil, e esse trabalho se inicia nos municípios” destacou Chefe do Executivo Municipal.