Prefeito Arnaldo Enomoto reuniu-se com o coordenador do Serviço da Prevenção do Câncer de Colo de Útero do HC de Barretos

Intuito do encontro foi o iniciar os trabalhos sobre a parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e Hospital de Câncer de Barretos para a prevenção ao câncer de colo de útero.

O Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (21), no Paço Municipal “Francisco Vidal Martins”, com o coordenador do Serviço da Prevenção do Câncer de Colo de Útero do Hospital de Câncer de Barretos (Fundação Pio XII – O Hospital do Amor), Dr. Marcelo Almeida. O intuito do encontro foi debater, juntamente com os gestores da Saúde Municipal, o início dos trabalhos sobre parceria entre a Administração Municipal e o Departamento de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero.

Essa parceira foi firmada em novembro do ano passado, quando o Prefeito Arnaldo Enomoto esteve em Barretos para conhecer como funciona o programa de prevenção e tratamento do câncer do colo de útero. O programa do Hospital de Câncer de Barretos atende pouco mais de 100 municípios do Brasil e Pereira Barreto faz parte deste seleto para esse grupo.

Na reunião, o coordenador do Serviço da Prevenção do Câncer de Colo de Útero do Hospital de Câncer de Barretos, Dr. Marcelo Almeida explicou que agora a coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau), será encaminha diretamente para a avaliação no HC, o que garante a confiabilidade e rapidez dos resultados. Sendo comprovada qualquer irregularidade nos resultados do exame, o departamento do HC de Barreto já marca o dia e horário para a paciente receber novo atendimento e fazer exames comprobatórios.

Se nos exames complementares, sendo comprovada a doença, a paciente passa a receber todo o tratamento necessário através do Hospital de Câncer de Barretos. O colo do útero é a porção inferior do órgão, localizando-se no fundo da vagina. A doença ainda mata muitas mulheres no Brasil e é o segundo de maior incidência no país. Mas ele pode ser prevenido. O câncer de colo de útero está ligado ao vírus do HPV (Papilomavírus Humano) e pode ser diagnosticado com um simples exame de Papanicolau, mesmo sem ter nenhum sintoma aparente.

O Prefeito Arnaldo Enomoto comemorou mais essa importante parceria para Pereira Barreto: “podermos estreitar ainda mais nossas relações com uma das instituições mais sérias e dignas do país, que é o Hospital de Câncer de Barretos, é um motivo de muito orgulho para nós que buscamos oferecer o melhor atendimento médico para nossos munícipes. Com essa parceria seremos muito eficientes no diagnóstico, no tratamento e na recuperação das nossas mulheres. O câncer de colo de útero é tratável e pode ser rapidamente curado deste que seja feito todo o processo o mais rápido possível. Com esse acordo, estamos garantindo essa agilidade” destacou o Chefe do Executivo Municipal.