PREFEITO ARNALDO PARTICIPOU DA APRESENTAÇÃO DA OPERAÇÃO “EXTREMOS DO OESTE”

A operação tem como objetivo intensificar o patrulhamento rural e ambiental terrestre e aquático atuando de forma preventiva, contribuindo para a preservação da ordem pública.

Nos dias de 17 e 18 de Janeiro, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do 2° Batalhão de Polícia Ambiental, desencadeará a Operação denominada “Extremos do Oeste”, nas regiões dos municípios Pereira Barreto, Presidente Epitácio, Rosana e Adamantina.
Em Pereira Barreto o Prefeito Arnaldo Enomoto participou da apresentação da operação, que foi realizada na manhã de terça-feira (17) na Praça da Bandeira Com. Jorge Tanaka.
Na ocasião o Prefeito desejou bom trabalho aos policiais na operação. “Desejo um bom trabalho aos policiais, que vocês tenham sucesso na operação e que atinjam o objetivo no trabalho a ser desenvolvido, estamos sempre à disposição da polícia militar ambiental”, destacou o Prefeito Arnaldo.
O Major PM Wilson Botero do 2° Batalhão de Polícia Ambiental, destacou que a operação “Extremos do Oeste” tem caráter preventivo. “Temos cento e oitenta homens trabalhando, espero os bons frutos da operação. Vamos visitar as propriedades, vamos orientar os pescadores e estamos com o helicóptero “águia” do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar para dar apoio ao trabalho, e agradeço o apoio que o prefeito tem dado sempre que precisamos”, completou o Major.
A operação tem como objetivo intensificar o patrulhamento rural e ambiental terrestre e aquático atuando de forma preventiva, contribuindo para a preservação da ordem Pública.
Serão empenhados, além do efetivo lotado na região, policiais militares de outras áreas do 2° Batalhão de Polícia Ambiental, com significativa concentração de contingente e meios.
Em toda a área da operação serão 180 policiais militares, 67 viaturas (59 viaturas de 4 rodas e 8 embarcações). Vão contar ainda com o apoio do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar, que efetuará o sobrevoo das áreas de interesse com 02 (dois) helicópteros a fim de detectar eventuais pontos de infração como desmatamentos, queimadas, gado em áreas de preservação permanente, etc.
As ações de policiamento ostensivo ambiental serão intensificadas com vistas á prevenção contra a prática de crimes, por meio de abordagens e buscas pessoais, vistorias em embarcações e em veículos, especialmente na zona rural, sendo as patrulhas empregadas na zona rural em visitas ás propriedades, em bloqueios nas rodovias e nos rios para a prevenção e repressão contra a posse e o porte ilegal de armas, a caça e o tráfico de animais silvestres, a pesca predatória, o transporte ilegal de madeira e outros crimes e infrações, aplicando as medidas legais cabíveis.
Os pontos de comando da operação serão localizados, respectivamente, nas Bases Operacionais do policiamento ambiental de Pereira Barreto e Presidente Epitácio onde se concentrarão as duas principais frentes de trabalho da operação.

Major PM Botero do 2° Batalhão de Polícia Ambiental e o Prefeito Arnaldo Enomoto.

Policiais que estão trabalhando na Operação “Extremos do Oeste”.