Prefeito Joãozinho assina convênio para repasses a entidades socioassistenciais de Pereira Barreto

Evento de assinatura do convênio junto ao Fundo Estadual de Assistência Social foi realizado na manhã desta quarta-feira em São José do Rio Preto.

O Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Joãozinho, participou na manhã desta quarta-feira (27) da assinatura do convênio para repasse de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social de São Paulo (FEAS) para o Fundo Municipal de Assistência Social de Pereira Barreto. O evento foi realizado no Teatro Municipal “Paulo Moura”, em São José do Rio Preto e estiveram presentes, além do Prefeito Joãozinho, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Pereira Barreto, Angélica Dias, a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, Célia Parnes.

O evento contou também com a presença de prefeitos da região, dentre outras autoridades. A verba foi repassada aos municípios atendidos pelas DRAD’s (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) de Araçatuba (Alta Noroeste), Dracena (Alta Paulista), Fernandópolis e Presidente Prudente (Alta Sorocaba) e São José do Rio Preto. Essas DRAD’s pertencem a Macro Região II do Estado São Paulo.

Ao todo, será repassado para o Fundo Municipal de Assistência Social de Pereira Barreto o montante de R$ 256.406,76. Esses recursos serão empregados para os serviços socioassistenciais executados no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e no CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e também repassados a quatro entidades socioassistenciais de Pereira Barreto, por meio das parcerias com a Prefeitura Municipal.

Para o Prefeito Joãozinho, o repasse fundo a fundo é fundamental para a Administração Municipal continuar assistindo às famílias em situação de vulnerabilidade social de Pereira Barreto: “com esta verba, poderemos realizar o fortalecimento da rede de proteção local, que é essencial para alcançar os indivíduos, resgatar sua dignidade e seus vínculos familiares, além de ampliar sua autonomia. Somente com uma gestão humanizada, solidária e inclusiva dos governos estadual e municipal poderemos fomentar ainda mais oportunidades às pessoas que hoje encontram-se em situação vulnerável” destacou o Prefeito Joãozinho.

Conforme o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) preconiza, é responsabilidade do Estado o cofinanciamento dos serviços, ações e programas socioassistenciais. O repasse é realizado de acordo com as ações definidas no Plano Municipal de Assistência Social (PMAS). Com isso, a Secretarias Municipal de Assistência Social definem como alocar os recursos estaduais de acordo com a realidade local.