Prefeito Joãozinho convocou reunião com o Comitê Administrativo Extraordinário COVID-19 e diretores das Escolas Estaduais do município

A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira

O prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Joãozinho, convocou na manhã desta quarta-feira (24/02) uma reunião emergencial com o Comitê Administrativo Extraordinário COVID-19 e os diretores das Escolas Estaduais do município.

O encontro realizado na sala de reuniões do Paço Municipal “Francisco Vidal Martins” se deu após o prefeito Joãozinho tomar conhecimento, através do diretor da Escola Estadual Agnes Liedtke, Lindomar dos Reis, de que na unidade escolar teria um caso positivo para COVID-19. Durante a reunião, o chefe do executivo e o Comitê ouviram os diretores, que tiveram a oportunidade de apresentar a maneira que estão conduzindo o enfrentamento a COVID-19 através das orientações do Estado de São Paulo.

Segundo relatou Lindomar, mesmo com todas as orientações e protocolo adotado no enfrentamento a COVI-19, na escola em que ele é diretor, foi confirmado um caso para a COVID-19, e ainda há três suspeitos que aguardam os resultados dos exames.

Diante do fato anunciado, o Comitê decidiu suspender as atividades presenciais na escola Agnes Liedtke, até o fim da investigação. Segundo a Dra. Lúcia Van Onselen, que apresentou as informações técnicas baseadas no protocolo do Estado de São Paulo, caso se confirme dois ou mais professores positivos para a COVID-19, a escola deverá entrar em quarentena pelo período de 14 dias. A suspensão das atividades se dará após um Decreto Municipal ser publicado, o que deve ocorrer ainda no final desta tarde.

Na Escola Estadual Dr. Mitsusada Umetani, o diretor da escola Renê Batista, relatou que um professor também confirmou positivo para a COVID-19, porém, ele não teve contato com os demais colegas de profissão, servidores ou alunos, pois está lecionando de forma remota.

Já na Escola Estadual Cel. Francisco Schmidt, CENE, a diretora Fernanda Martins disse que não há nenhum relato de caso confirmado ou suspeito para a COVID-19 naquele estabelecimento de ensino.

Vale ressaltar que em todas as escolas citadas, os protocolos de prevenção contra o Coronavírus têm sido realizados, como por exemplo, a aferição da temperatura, utilização do álcool em gel e de máscara.

As Escolas Municipais de Pereira Barreto não estão realizando atividades presenciais.