Prefeito Joãozinho participa do primeiro Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Todas as UBS do município estão realizando a campanha, que vai até dia 31 deste mês.

O Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Joãozinho, esteve neste sábado (4) acompanhando os trabalhos da equipe da Secretaria Municipal de Saúde no primeiro Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. A campanha está sendo realizada até o dia 31 de Agosto, em todas as unidades básicas de saúde do município.

Todas as crianças entre 1 e 5 anos devem ser levadas às UBS para receber a vacina, independente se já tomaram o imunizante ou não, com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias. No próximo dia 18 de Agosto, será realizado o segundo Dia D, com todas as UBS realizando a vacinação ao longo de todo o sábado.

O Brasil já tem 822 casos confirmados de sarampo em 2018. Já em relação à paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil. O país erradicou a poliomielite do território em 1994; já o certificado de eliminação do sarampo havia sido alcançado em 2016.

O ministério informou que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.