Prefeito Joãozinho participou do Fórum de Resíduos Sólidos Urbanos

Evento foi realizado em Andradina pelo CIENSP e visou debater a situação dos aterros sanitários.

O Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Joãozinho, participou nesta semana, em Andradina, do “I Fórum de Resíduos Sólidos Urbanos”, realizado pelo CIENSP (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo). O evento que aconteceu na Câmara Municipal reuniu autoridades dos 17 municípios consorciados,  representantes do Governo de Estado de São Paulo e empresas do setor.

O Prefeito Joãozinho participou dos debates com o presidente da Associação Paulistas dos Municípios, Carlos Cruz, o presidente do CIENSP e  prefeito de Murutinga do Sul Gilson Pimentel, o presidente da AMENSP (Associação de Municípios do Extremo Noroeste de São Paulo) e prefeito de Sud Menucci, Julião Gomes, o diretor da CETESB, Luiz Takashi Tanaka e a representante do Programa Município Verde Azul, Simone Neiva Rodella.

O encontro visou debater alternativas e questões sustentáveis quanto aos aterros sanitários de forma coletiva ou individual. O CIENSP se preocupa com o tema já que muitos municípios têm seus aterros com licença de operação vencida e dificuldades de conclusão do próprio aterro, além da necessidade de inserção de novas tecnologias, para reaproveitamento do lixo gerado.

Estudos do Governo do Estado vêm apontando como melhor solução a regionalização do serviço, devido aos custos e da atenção que se deve dar ao projeto, o que pode ser feito através de consórcios e associações, como é o caso do CIENSP e da AMENSP diminuindo os custos, facilitando à logística e resolvendo os problemas de forma conjunta. Empresas do setor privado apresentaram soluções tecnológicas em novos modelos para aterro sanitários.