Prefeitura de Pereira Barreto já entregou cerca de 6.000 pneus inservíveis a Associação somente esse ano

A ação busca diminuir problemas ambientais e de saúde.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, repassou na manhã desta sexta-feira (4), cerca de 1.600 pneus inservíveis para a Associação Reciclanip.

Os pneus, de vários tamanhos, estavam armazenados no Barracão da Reciclagem Municipal e são frutos de uma parceria realizada entre a Prefeitura, borracharias e centros automotivos instalados no município. Essa parceria funciona a partir da coleta ou descartes (feito pelos empresários) desses materiais que ficam no Barracão que é coberto e apropriado para o armazenamento. Os primeiros contatos junto aos empresários são realizados através da equipe da Vigilância Sanitária que fiscaliza os locais e orienta os responsáveis a maneira correta de descartar esse tipo de material.

Todo material fica armazenado, aguardando uma quantidade considerável para que a Associação possa coletar sem custos para o município.

Ação como essa busca minimizar graves problemas ambientais e também de saúde que podem surgir caso esses materiais sejam descartados inadequadamente, entre eles, o acumulo de água que pode acarretar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

Em 2018, foram coletados e entregues para a Associação cerca de 5.200 pneus, esse ano até o momento, a Prefeitura já repassou cerca de 6.000 pneus e estima que as coletas até o fim do ano, chegue a um número aproximado de 7.000 unidades.

A Prefeitura de Pereira Barreto vem fazendo a sua parte na preservação do Meio Ambiente, colabore você também.