Prefeitura de Pereira Barreto orienta criadores sobre vacinação contra febre aftosa e brucelose

O objetivo é evitar a propagação de doenças

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, comunica que começou no mês de maio, a obrigatoriedade da vacinação no Estado de São Paulo, contra a febre aftosa em todo o rebanho e de brucelose em fêmeas de 3 a 8 meses de idade, em bovinos e bubalinos.

A Administração Municipal tem participado nestas ações junto aos produtores rurais, destacando a importância da vacinação do rebanho e prevenção de zoonoses, já que a brucelose é transmissível aos seres humanos, acarretando ao aborto dos animais. Por isso a vacinação é feita apenas em fêmeas.

Na ocasião, foram acompanhadas algumas vacinações em propriedades rurais, onde também foram reforçadas as orientações de que após a vacinação, os produtores deverão inserir os dados dos animais no sistema GEDAVE da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A vacinação, a participação e o acompanhamento da Prefeitura nas orientações quanto a importância aos pecuaristas sobre as doenças, são obrigatórias e perante.