Inicialmente está sendo avaliado a implantação de 4 projetos iniciais de testes, dois na área urbana e dois na área rural.
Os funcionários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Sr. Hélio Kaneko e Gustavo Lima, e o funcionário da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), Sr. Jorge Watanabe, realizaram na quinta-feira (15) visitas técnicas para avaliação de viabilidade para implantação de Sistemas Agro Florestais (SAFs) em pequenas propriedades rurais, no Assentamento Olga Benário e no Eldorado dos Carajás.
No presente caso, os projetos de SAFs visam à implantação consorciada de espécies nativas (50%) e exóticas comerciais (50%) podendo ser executada, seguindo um projeto técnico específico devidamente protocolado pela Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), dentro de áreas de preservação permanente (APP), desde que o interessado se enquadre na categoria de pequeno produtor rural.
Inicialmente está sendo avaliado a implantação de 4 projetos iniciais de testes (pilotos), dois em área urbana, sendo um na horta municipal e um no Lar dos Idosos – Parque Frederico Ozanan, e dois na área rural, um no Assentamento Olga Benário e outro no Eldorado do Carajás, a fim de servir como incentivo aos demais pequenos produtores. Estes últimos dois projetos serão implantados nos assentamentos, uma vez que os assentados da localidade receberam em 2011 palestras ambientais, onde foram apresentadas as formas e as normas legais de como é possível realizar a introdução de Sistemas Agro-Florestais em suas propriedades. Com o alcance das metas nos projetos pilotos, esta iniciativa será expandida aos demais interessados, bem como aos demais assentamentos do município.
Este trabalho é resultado da parceria entre Prefeitura Municipal, CESP, INCRA e os proprietários dos assentamentos. Para mais informações sobre o Sistemas Agro Florestais, os interessados podem entrar em contato com o Sr. Hélio Kaneko ou com o Sr. Gustavo Lima na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Pereira Barreto.
Sr. Jorge Watanabe e Sr. Hélio kaneko fazendo visita técnica para avaliação de viabilidade para implantação do Sistema Agro Florestais.
Assessoria de Imprensa