Prefeitura entrega alimentos através da CONAB para famílias de Pereira Barreto

Administração seguiu protocolos de segurança contra o novo Coronavírus

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, continua a realizar a entrega de alimentos dos produtores rurais que integram o Programa de Agricultura Familiar.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) reforçou as medidas de cuidados e prevenção ao novo Coronavírus durante a entrega dos alimentos realizada na manhã de ontem. Foi disponibilizado álcool em gel na entrada do ambiente, o qual é aberto e arejado, as famílias receberam máscaras 3D em tecido duplo, receberam várias orientações quanto aos cuidados com a doença, entre elas o de não realizar aglomeração nos horários de retiradas dos alimentos. O CRAS escalonou os beneficiários em grupos por horários, enfatizado o cumprimento da organização, pois o intuito é atender essas famílias com segurança nesse momento de vulnerabilidade a renda e privação de alimentos que muitos estão vivenciando.

A ação faz parte do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que visa adquirir alimentos diretamente com os agricultores familiares ou de suas associações e cooperativas. Esses alimentos são redistribuídos para as famílias em situação de insegurança alimentar e nutricionais, atendidas pela Assistência Social do município. O programa é executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento).

No fim de novembro de 2020, o programa atendia 60 famílias, mas já neste mês, o número foi ampliado, chegando a 120 famílias que retiram os alimentos uma vez na semana, sempre às quartas-feiras, na Secretaria de Agricultura. Essas famílias são selecionadas e acompanhadas pelo CRAS do município, através de atendimentos, orientações, visitas domiciliares e participação nas atividades coletivas.

O CRAS pede a colaboração de todas as famílias beneficiárias para o cumprimento dos protocolos, medidas de escalonamento para retirada. Use máscara, respeite o distanciamento social, use álcool em gel, higienize as mãos.

Os alimentos distribuídos essa semana foram mandioca, abóbora, maxixe, berinjela, jiló, quiabo, feijão, pimenta de cheiro, cebolinha, catador, banana, laranja, goiaba, limão melancia. Os assentamentos que fazem parte do programa são: Olga Benário, Frei Pedro Eldorado dos Carajás, Terra & Vida e Esmeralda.