PREFEITURA ESTÁ REFLORESTANDO ÁREA COM PLANTIO DE 13.300 ÁRVORES

O Prefeito Arnaldo visitou o local reflorestado, verificou a área do plantio e constatou que mesmo com as chuvas os serviços não pararam.

Está sendo realizado na Fazenda Bonança (Pecuária Dahma) o reflorestamento em uma área de 8 hectares, cedida ao município de Pereira Barreto em pagamento ao acordo de compensação ambiental, para o reflorestamento em Cumprimento do TCRA – Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental/CETESB, referente às duas laterais da Avenida Tiete construídas em Áreas de Preservação Permanente – (APP).
Foram cedidas pela CESP – Companhia Energética de São Paulo, 160 espécies de mudas para o reflorestamento referente ao acordo de reparação de danos, ocorridos com o impacto ambiental causado pela empresa na construção do Canal e da Hidroelétrica de Três Irmãos. Coube a Prefeitura Municipal de Pereira Barreto a contratação dos serviços de plantio e monitoramento no período de 180 dias (seis meses). O serviço está sendo executado pela Empresa “Flora Tiete” –  M.W. de Souza Santos – ME contratada através de Licitação,  que deu inicio ao plantio das mudas na última segunda-feira(16).
Segundo dados da Secretária de Meio Ambiente do Estado (SMA), na maioria das áreas reflorestadas são utilizadas menos de 30 espécies de árvores (quase sempre as mesmas), sendo que dois terços delas têm ciclo de vida entre 15 e 20 anos, o que têm levado as “novas florestas” ao declínio em um curto espaço de tempo. A Prefeitura está tomando todos os cuidados para que isso não ocorra neste reflorestamento, o plantio está seguindo as normas e regras estabelecidas no projeto técnico aprovado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que é a agência ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, responsável pelo controle de fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.
A Secretária de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Seki informou que a prefeitura disponibilizou todas as licenças permitidas pela Agência de Meio Ambiente, e neste reflorestamento está sendo seguidas todas as cláusulas de acordo com o projeto técnico aprovado, que determina o plantio de 13.300 árvores, sendo 50% de árvores pioneiras consideradas de primeiro ciclo, e 50% as tardias caracterizadas como madeiras de lei.
Na quinta-feira (26) o Prefeito Arnaldo Enomoto visitou o local reflorestado, conversou com a equipe que está executando o serviço, verificou a área do plantio e constatou que mesmo com as chuvas os serviços não pararam. Segundo o Prefeito, o reflorestamento é um ato de consciência ambiental, e deve ser realizado com muita cautela, responsabilidade e compromisso com o meio ambiente, para que no futuro sejam colhidos resultados positivos.
 

Prefeito com a equipe que está realizando os serviços.

Prefeito Arnaldo Enomoto fez o plantio de árvores.


Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]