Prefeitura Municipal alerta para os riscos das DST

Enfermeira da Prefeitura Municipal fala a respeito das doenças sexualmente transmissíveis.

A DST é uma doença sexualmente transmissível (contato sexual), e as mais conhecidas são sífilis e gonorreia. Algumas podem não apresentar sintomas por isso, se tiverem relação sexual sem preservativo procurar uma unidade de saúde perto da sua casa. A enfermeira da Prefeitura Municipal, Fabiana Coelho alerta sobre os riscos das DST.

A DST é considerada um problema de saúde publica em todo mundo, em ambos os sexos, além de ter relação com a mortalidade materno-infantil.

No Brasil pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a infecção pela transmissão sexual na população ativa a cada ano é:

SÍFILIS: 937.00, HPV: 685.400, GONORRÉIA 1.541.800, CLAMIDIA 1.967.200 e HERPES 640.900.

Temos com isto ações possíveis a nível nacional com o projeto DEBI – estratégia norte-americana de nível nacional, para treinamento das equipes de saúde onde irão trabalhar a prevenção e tratamento das DST/AIDS.

Em nosso município as ações são realizadas com palestras nos programas e saúde da família, casa a casa com os agentes de saúde, e distribuição de preservativos femininos e masculinos, bem como o teste rápido para HIV nas unidades Básicas de saúde.

Nosso resultado positivo é que conseguimos levar a toda população as orientações necessárias a prevenção das DST/AIDS, a distribuição dos preservativos, exames como teste rápido e tratamento gratuito nas unidades de saúde. Nossos serviços de saúde estão unidos no combate e controle das DST/AIDS.

Agradecemos através da nossa Secretaria de Saúde Carmem Paiva, a toda equipe de saúde do nosso município que desenvolve um trabalho maravilhoso para com o combate e controle das DST/AIDS.