Prefeitura Municipal confirma 39 casos de dengue na cidade até nesta sexta-feira

População deve estar alertar a limpeza das casas para evitar criadouros do mosquito da dengue

dengue destaque A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto informou nesta sexta-feira que, até o momento, o município tem 39 casos confirmados de dengue, e 109 casos suspeitos. Para evitar uma epidemia no município, a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo uma série de ações buscando combater os focos da dengue em casas e terrenos na cidade. A Prefeitura Municipal constituiu o Comitê de Contenção da Dengue, que está identificando através de equipes, os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, tratando a necessidade de prevenção e combate de cada bairro separadamente, ou seja, algumas medidas adotadas em um bairro podem não ser eficazes em outro. A Prefeitura colocou nas ruas, equipes que localizam um foco suspeito, então é feito um isolamento ao redor do foco que engloba nove quadras, eliminando-o. Se o caso é confirmado, é feito o trabalho de aplicação do inseticida que combate o mosquito transmissor.

No entanto a população deve compreender que o veneno é eficaz somente no mosquito alado, pois nos outros estágios, de ovo, larva e puba não ocorre a alimentação do mosquito. Portanto, é fundamental que a população contribua com a limpeza de suas casas e terrenos, evitando deixar acumular agua parada. O Chefe do Controle Municipal de Vetores, Ederval Martins Loriano fala a respeito do veneno empregado: “é extremamente necessário a colaboração da população com as equipes que aplicam o veneno, seguindo as instruções recomendadas pelos agentes, hoje contamos com duas equipes, mas já na semana que vem estaremos com mais uma equipe nas ruas. A população deve entender que o veneno não é nocivo ao ser humano, embora o cheiro do jato do inseticida seja forte, ele não é tóxico e muito raramente ocorre casos de alergia” ressalta o Ederval.

Sobre casos da dengue tipo 4, a Prefeitura Municipal aguarda a primeira leva de coleta enviados para o Laboratório de Saúde Pública Estadual, o Instituto Adolfo Lutz, para divulgar o número exato de casos. A população deve estar atenta aos sintomas deste tipo de dengue, pois somente até o terceiro dia de sintomas é possível se identificar qual o tipo de vírus que infectou a pessoa. A dengue tipo 4 não é mais forte nem mais nociva do que os outros três tipos de dengue, no entanto a explicação do problema provocado pelo vírus 4 está no sistema imunológico do corpo humano: quem já teve dengue causada por um tipo do vírus não registra um novo episódio da doença com o mesmo tipo. Ou seja, quem já teve dengue devido ao tipo 1 só pode ter novamente se ela for causada pelos tipos 2, 3 ou 4.

Cartaz da dengue