Prefeitura Municipal firma parcerias e traz cada vez mais eventos culturais para Pereira Barreto

Neste ano, diversos projetos já foram expostos no município, sempre abertos ao público.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto vem propagando neste ano ainda mais a cultura no município. São diversas ações que são realizadas frequentemente em Pereira Barreto, que buscam fomentar a cultura e criar novas opções de entretenimento para a população. Todos os eventos contam com entrada franca para o público.

Diversas parcerias entre a Administração Municipal e órgãos culturais foram firmadas. Uma das mais destacadas é a com o Projeto “Pontos MIS”.  O “Pontos MIS” é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som – MIS e as cidades do estado.

A parceria entre a Prefeitura Municipal e o “Pontos MIS” trouxe diversos filmes para Pereira Barreto, que variam desde infantil, romances, dramas e outros gêneros voltados para o público adulto. A parceria também garantiu algumas oficinas que foram ministradas no município, tais como a “Oficina de Fotografia” e outras que abrangem gêneros cinematográficos e afins.

Outra entidade parceira da Prefeitura Municipal é o Projeto Ademar Guerra, que através de profissionais busca qualificar os cidadãos pereira-barretenses interessados em aprender um pouco mais sobre as artes cênicas. O Projeto Ademar Guerra já trouxe diversas peças teatrais e oficinas para a população.

Pereira Barreto conta com a sua própria companhia de teatro, a Cia. de Teatro “Cid Chagas”. A companhia foi formada em 2013, com atores de Pereira Barreto, depois de cursos proporcionados pelo Projeto Ademar Guerra, ministrados na Casa da Cultura, por técnicos do Projeto. A Cia. de Teatro “Cid Chagas” já apresentou duas peças que foram verdadeiros sucessos de público: “Na Ponta da Ponte Novo Oriente”, que conta a história de um avô que ensina sua neta, através de narrativas ricas, sobre a imigração japonesa no Brasil; e a nova peça “Linhas Tortas”, que conta com monólogos revelando uma sociedade permeada pelo drama bradado no silêncio social.

Mais recentemente, a Prefeitura Municipal também promoveu outras sessões de cinema, com o filme “Corações Sujos” que retrata a vida dos imigrantes japoneses no cenário pós-guerra e que ajuda a ilustrar um pouco da própria história de Pereira Barreto. História que também foi contada em uma Exposição Fotográfica realizada na Biblioteca Castro Alves, que trouxe através de fotos e objetos antigos, relatos históricos sobre os 86 anos de existência do município.

Vários outros projetos culturais são desenvolvidos em Pereira Barreto e já estão enraizados no município, como o Festival de MPB, o Juninão, a Mostra de Teatro, o Bon Odori, e o CIFABAN (Festival de Bandas e Fanfarras). Oficinas também fazem parte do cotidiano do pereira-barretense, tais como: o Projeto Guri, e cursos de artesanato, pintura em tela e bordado que são ministrados no Centro Cultural “Vila Marão”.

Para o Prefeito Arnaldo Enomoto, essas medidas fazem parte de todo um planejamento muito bem elaborado da Administração Municipal e que vem sendo seguido à risca: “Todos sabemos que a cultura é muito importante não só para o entretenimento, como também para a formação dos cidadãos. O teatro, o cinema, a música, são fundamentais para constituirmos uma população que consiga de fato refletir sobre alguns aspectos da vida, através da encenação, da letra, da melodia, da composição, coisas que infelizmente não dedicamos tanto o nosso tempo quanto gostaríamos no dia-a-dia”.